4 dicas para correr a Maratona de Amsterdã

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Você vai participar da Maratona de Amsterdã, no próximo domingo (19 de outubro)? Essa é uma das provas mais tradicionais da Europa. Para que você tenha ideia, o evento que rola na capital holandesa é classificado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (em inglês: International Association of Athletics Federations, IAAF) como “Golden League”, que é a maior categoria de maratonas.

Além disso, o lugar ainda é conhecido como a Disneylândia dos adultos. Tudo por causa da receptividade e simpatia dos holandeses, dos importantes museus que tem por lá, um dos estádios de futebol mais modernos do planeta e a fábrica da cerveja Heineken — que abre suas portas para visitas e degustação. Os inúmeros canais que cortam as ruas de Amsterdã completam o cenário e conferem charme e um pouco de romantismo ao lugar, apelidado de Veneza do Norte.

Mas se você é do tipo de corredor que não está nem aí para essas atividades extra-prova e só viaja preocupado em correr, não tem problema. A Maratona de Amsterdã, que também conta com distâncias de 21 km e 8 km, é perfeita para isso.

Para que você tenha sucesso na prova é preciso ficar atento a alguns pontos- chaves da disputada maratona. Reunimos as quatro dicas para que você voe baixo e ainda aproveite a região.

1. Adaptação ao fuso horário
O ideal é que você procure dormir e acordar mais cedo, pois na maratona o horário de largada será por volta das 4h30 no horário de Brasília. Há uma série de adaptações que o corpo precisa fazer para que você esteja bem no dia da prova, como sono, fome, digestão, etc.

2. Hidratação durante a prova
Essa maratona tem uma particularidade de ofertar água de forma muito espaçada no início. Por exemplo, haverá água somente no 5º km, 10º km e depois no 16º km. Então é importante que você leve uma garrafinha para ter maior aporte de água nestes postos mais distantes. Depois do 20º km eles se tornam mais frequentes, mas é importante não deixar o corpo desidratar muito.

3. Cuidado com a temperatura
A previsão do tempo para a prova é bem frio, com largada a 7º C. Por isso, leve agasalhos velhos, que possam ser descartados após os primeiros quilômetros, para que você não sofra com a baixa temperatura. Além de não ser saudável passar frio, os calafrios consomem energia, o que poderá faltar no final da prova.

4. Cuidado com o pace
Plana, rápida e com grande participação do público nas ruas, a prova é ideal para quem busca melhorar suas marcas. Mas não se empolgue com a adrenalina da largada, acelerando demais. Siga o ritmo dos seus treinos para não quebrar lá na frente.

(Fonte: Renato Dutra, diretor técnico da Run&Fun)