13 dicas para uma prática esportiva saudável

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

É de conhecimento geral os benefícios da prática esportiva e o quanto ter uma alimentação balanceada potencializam as vantagens. Conclusão? Nosso corpo agradece!

Para nós que estamos a todo vapor nos preparativos da 4ª Meia Maratona da Linha Verde, que tem percurso de 21 km em Belo Horizonte, promovemos não só um evento, mas o esporte. 2011 já é para nós um ano diferente; grandes parcerias estão sendo firmadas e isso demonstra o crescimento do esporte não só no eixo Rio – São Paulo. Revela que em BH temos know-how para promover grandes eventos. 

Muita gente pensa que correr é como mágica, mas exige antes de tudo disciplina no treinamento. Dependendo do seu condicionamento o primeiro passo será na caminhada. Para tanto, quero usar das dicas publicadas no site da Itambé, grande parceira da4ª MMLV, que também tem seu compromisso com a saúde e bem-estar, tudo a ver com a prova, não é mesmo?!

A 4ª Meia Maratona da Linha Verde será no dia 17 de abril com largada às 8h. Para os que temerem não conseguir fazer os 21 km, teremos também a Corrida da Família com 6 km. Você não tem desculpa para ficar de fora!

Então vamos às dicas para você que quer participar desse grande número de pessoas que optaram pela qualidade de vida na prática esportiva. Para subir ao pódio basta começar e se esforçar!

13 Dicas para uma caminhada e atividade física saudável

1- A caminhada é um exercício que deve ser praticado com regularidade.

2- Antes de iniciar um programa de atividades físicas, procure um médico para uma avaliação, principalmente da capacidade cardiorrespiratória.

3- Procure fazer uma refeição leve antes de iniciar qualquer atividade física. Dê preferência para frutas e carboidratos. Evite praticar exercícios físicos em jejum e após a ingestão de alimentos gordurosos. 

4- Evite ingerir bebidas alcoólicas, pelo menos 12 horas antes da prática de esportes e durante a caminhada, procure hidratar-se preferencialmente com soluções isotônicas em intervalos regulares. Evite a ingestão de grandes volumes de água de uma só vez, isto poderá lhe trazer mal estar.

5- Abandone o hábito de fumar. O uso do cigarro favorece o aparecimento de várias doenças e limita sua atividade física. 

6- Procure dormir pelo menos 8 horas por noite. 

7- Use calçados e roupas adequadas e confortáveis para a caminhada.  

8- Use protetor solar com fator de proteção igual ou superior a 20, pelo menos 30 minutos antes da exposição solar, mesmo com tempo nublado. 

9- Evite os horários mais quentes. Use óculos com proteção contra os raios solares (UVA e UVB). Se preferir, use também boné ou viseira. 

10- Realize exercícios de alongamento e aquecimento antes da caminhada. Alongamentos após a atividade física também evitam dores e lesões futuras. É só fazer 4 séries de 20 segundos cada, antes e após a atividade física.

11- Caso você faça uso contínuo de medicamentos como insulina, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, etc., não o interrompa para praticar esportes. Peça sempre orientações ao seu médico. 

12- Se você sentir estar no seu limite físico ou passar mal durante a caminhada, interrompa o exercício e peça ajuda. 

13- Tenha sempre com você um documento de identidade, cartão com endereço e telefones de contato, além da carteira do plano de saúde se possuir.

A caminhada é um dos exercícios de maior importância para o organismo. Além de manter o corpo em forma  sem muito esforço físico, ajuda a fortalecer os músculos e proporciona o bem-estar que tanto buscamos.

Confira artigos anteriores: