10 maneiras de (conseguir) treinar com regularidade

Atualizado em 28 de julho de 2017

Não tem tempo para treinar? Você não está sozinho. A falta de tempo é comum a quem tem de conciliar rotinas de trabalho, família e esporte. E como manter a regularidade dos treinos, então?

Nem tudo está perdido. Pense que todas as vezes que você sai para correr, sente aquela ótima sensação que só as passadas trazem, e vem aquele pensamento de que você realmente precisa achar uma brecha na agenda para conseguir vestir os sapatos e ir para a rua.

Se você é uma dessas pessoas que acham que não há horas suficientes no dia, mas que querem ter treinos mais consistentes, aqui estão algumas maneiras de fazer com que a corrida faça parte da sua rotina.

1. Espaço na agenda

Sim, você só vai precisar de um pequeno espaço na agenda. Para isso, basta reservar o sábado e o domingo para os treinos mais demorados, ocupando um único dia útil para as atividades complementares.
Para quem está começando é ainda mais fácil, pois a duração dos treinos não faz grande diferença. Conseguir manter a regularidade é o mais importante.

2. Planeje suas corridas no início da semana

Quando você tem uma agenda agitada, se não planejar o tempo para as passadas elas podem nunca acontecer. No início da semana (o domingo é sempre um bom dia para planejamentos), olhe para o seu calendário e separe um tempo para a corrida.

3. Procure pelo tempo perdido

Acompanhe o seu tempo durante a semana e procure por oportunidades para evitar o desperdício de horas e, assim, conseguir mais momentos para a corrida. Você pode descobrir que está gastando várias horas por semana jogado no sofá assistindo TV ou gastando muito tempo parado no trânsito, por exemplo. Tente organizar a sua rotina para achar brechas na agenda.

4. Faça da corrida uma prioridade

Anote tudo o que você faz na semana para ajudá-lo a descobrir o que é desnecessário. Talvez exista algo que você faz e que está disposto a cortar, a fim de ter mais tempo para a corrida. As prioridades de todos são diferentes, por isso só você pode decidir o que está sobrando na agenda.

5. Será que eu vou conseguir?

Não ocupe sua mente com esse tipo de questionamento ou pensando: “Quanto tempo vou levar para completar o treino?”. Concentre-se apenas em correr de forma adequada e, principalmente, em se divertir com a atividade. Esqueça os outros compromissos enquanto estiver com os tênis nos pés.

6. Tenha um parceiro

Também ajuda se você fizer planos com amigos de corrida, já que você está assumindo uma responsabilidade com outra pessoa. É muito mais difícil desistir de correr quando você sabe que tem alguém esperando por você. E se você conseguir manter um horário regular, a cada dia será mais fácil lidar com essa rotina.

7. Tudo ou nada

Não pense dessa forma. Se você não tem tempo para fazer o que está previsto na planilha de treinamento, não jogue a toalha. Correr alguns quilômetros é melhor do que não correr. Você ainda se sentirá melhor mentalmente por saber que não pulou o treino por completo.

8. Corra em algum lugar que você precisa ir

Você pode correr para fazer as atividades do dia a dia. Por exemplo, da próxima vez que você precisar comprar algo no mercado ou enviar uma carta, corra em vez de dirigir até lá.

9. Prefira as escadas

Em vez de esperar pelo elevador, corra nas escadas, o que também é um ótimo exercício físico e leva quase o mesmo tempo de esperar pelo elevador. Mas faça isso apenas se o seu calçado permitir, é claro!

10. Corra com o seu cão

Em vez de deixá-lo brincando sozinho no quintal, que tal sair para dar uma corridinha com o seu cachorro? Além de fazer bem para a saúde do bichano, ainda o ajudará a manter a sua rotina de treinos.

(Fontes: José Carlos Fernando, o professor Zeca, comanda a Assessoria Esportiva ZTrack Esporte e Saúde, Sidnei Correia, diretor técnico da assessoria esportiva Cross Trainer)