10 filmes inspirados nas corridas

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Papo de Corrida

O cinema, como invenção histórica dos irmãos Auguste e Louis Lumière, veio para animar as tarde e noites dos telespectadores, com casos e histórias que fazem rir e chorar e, principalmente, aumentam o conhecimento e inspirações para as pessoas.

Se você é viciado em filme e corrida, que tal juntar as duas coisas em uma só? 

Na edição 126 (outubro de 2013) da revista O2, publicamos a reportagem “Da corrida ao cinema”, com dez filmes relacionados à corrida, de diversos gêneros, para vocês aproveitarem antes e depois de uma bela prova. São filmes com histórias diferentes sobre atletas, amadores e pessoas que envolvem corrida no seu estilo de vida. Aqui, você encontra outras dez películas sobre o assunto.

Veja algumas indicações para se espelhar em atletas famosos, objetivos para você montar com histórias parecidas com a sua, e seguir não irá faltar com tantas diversidades de história para ver qual tem mais a ver com você.

A solidão de uma corrida sem fim

Ano: 1962
Atores: Michael Redgrave, Tom Courtenay , Avis Bunnage e Alec McCowen
Gênero: Drama/Esporte
Duração: 104 minutos

Rapaz rebelde vai para o reformatório depois de um roubo mal sucedido, porém, descobre-se nele um enorme talento para a corrida. O diretor do lugar então se aproveita disso para tentar conquistar o campeonato entre reformatórios.

Michael x Michael

Ano: 1979
Atores: Michael Douglas, Susan Anspach e Lawrence Dane
Gênero: Drama
Duração: 102 minutos

O astro Michael Douglas, interpreta o maratonista norte-americano Michael Andropolis. Em meio a uma crise familiar e profissional, ele tentará representar seu país nos Jogos Olímpicos de Montreal. Michael tem certeza de que o sucesso como corredor o ajudará a resolver os problemas pessoais.

O Preço Da Perfeição – A História de Ellen Hart Pena 

Ano: 1996
Atores: Casey Sander  , Crystal Bernard, Esai Morales Sheila  e Ivy Traister
Gênero: Drama
Duração: 87 minutos

A verdadeira história de Ellen Hart, corredora que foi forçada a fazer regime para integrar o time americano de atletismo nas Olimpíadas de Moscou e acabou vitimada pela anorexia nervosa, num ano em que os EUA sequer disputaram os jogos, devido a um boicote político.

Correndo do Destino

Ano: 1991
Atores: Rick Schroder, Brad Pitt, Carrie Snodgress, David Anthony Marshall e Thomas Mikal Ford
Gênero: Drama
Duração: 100 minutos

Quando Billy retorna do reformatório onde passou alguns anos após uma tentativa frustrada de roubo de carro, tem que frequentar uma escola diferente, do outro lado da cidade. Ao lado de sua mãe viúva, ele tenta iniciar uma nova vida, longe das drogas e do crime. Mas seus velhos rivais não facilitam as coisas para ele, e seu grande amigo Louie, um jovem traficante, tenta novamente desviá-lo do caminho certo. Seu irmão Joe, bem diferente dele, é o 'filho modelo' e um ótimo atleta, um corredor determinado a vencer a competição da escola. Ele sugere a Billy que também passe a correr, e isso provoca uma grande desavença entre os irmãos.

Running brave

Ano: 1983
Atores: Robby Benson, Pat Hingle, Claudia Cron
Gênero: Drama
Duração: 106 minutos

Filme baseado na história real de Billy Mills (Robby Benson), que conquistou a medalha de ouro nos 10 mil metros dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, a primeira dos Estados Unidos na prova. De origem nativa Mills tem que lidar com o preconceito dos seus colegas de universidade. Sua vitória é considerada por muitos uma das maiores surpresas da história das Olimpíadas.

Prefontaine 

Ano: 1997
Atores: Jared Leto, R. Lee Ermey, Ed O'Neill
Gênero: Romance/drama
Duração : 106 minutos

Steve Prefontaine, que morreu em um acidente de carro aos 24 anos, em 1975, é um mito nos Estados Unidos. Uma das provas disso é que existem três filmes em sua homenagem. Neste, de 1997, Jared Leto interpreta “Pre”, recordista americano de sete categorias das corridas de pista, entre 2 mil e 10 mil metros. As outras películas em sua homenagem são: Fire on the track, de 1995, e Prova de fogo, de 1998.

Endurance

Ano: 1999
Atores: Yonas Zergaw, Shawananness Gebrsellasie e Tedesse Haile.
Gênero: Drama
Duração: 83 minutos

Este documentário mostra a trajetória do etíope Haile Gerbselassie até a conquista da medalha de ouro nos 10 mil metros dos Jogos de Atlanta, em 1996. A Disney mandou um dos diretores fazer imagens de vários atletas nas provas, sabendo que o outro diretor contratado iria para o país do vencedor gravar o documentário. O filme é difícil de achar nas locadoras, mas é possível ver a versão sem legendas no YouTube.

A longa corrida

Ano: 2000
Atores: Armin Mueller-Stahh, Nthati Moshesh, Paterson Joseph, Septula Sebogodi e Desmond Dube
Gênero: Drama
Duração: 112 minutos

Bertold ‘Barry’ Bohmer (Armin Mueller-Stahh) é um velho treinador alemão que vive na África do Sul preparando atletas para disputar a difícil Comrades, ultramaratona de 89km realizada no país. Após ser despedido do clube em que trabalha, ele conhece Christine Moyo, imigrande ilegal que corre apenas por hobby, e vê nela potencial para transformar o seus sonho de completar a prova – ele tentou duas vezes quando jovem, ambas sem sucesso – em realidade, treinando-a para vencer o desafio.

Filhos do paraíso

Ano: 1997
Atores desconhecidos
Gênero: comédia/drama
Duração: 1h 28 minutos

Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos  proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.

Runners high

Ano: 2006
Gênero:  Documentário
Duração: 86 minutos

Todo ano, um programa chamado Students Run Oakland, na Califórnia, seleciona cerca de 50 jovens do ginásio que se comprometem a treinar para a Maratona de Los Angeles. Neste documentário, conhecemos quatro deles. Fred, Marvin, Abony e Alma, que têm quatro meses para se tornarem maratonistas. O filme mostra o impacto da corrida em suas vidas e a dificuldade para cumprir o programa de treinos.