Daniel WerneckFoto: Daniel Werneck

Brasileiro correu 100 milhões de km em 2019, aponta relatório do Strava

Atualizado em 12 de dezembro de 2019
Mais em Notícias

O Strava apresentou mais uma edição de seu tradicional relatório Year in Sport, repleto de informações referentes às atividades de seus usuários ao longo dos 12 meses anteriores. Entre outros dados, o estudo mostra que os brasileiros correram quase 100 milhões de quilômetros ao longo do ano, quase o suficiente para ir do Sol até Vênus.

Segundo o relatório da plataforma digital, que conta com 48 milhões de usuários no mundo, os usuários brasileiros correram um total de 98,5 milhões de km em atividades registradas no Strava em 2019.

Quando foi correr, seja na rua ou em um treino indoor, o brasileiro se estendeu em média 38min22s, com destaque para as mulheres, que desenvolveram treinos um minuto mais longos em comparação com o sexo oposto em média.

A distância média percorrida pelo público verde e amarelo do Strava foi de 5,8 km: enquanto os homens correram cerca de 6,0 km a cada atividade, as mulheres tiveram treinos mais curtos, de 5,2 km.

Em relação ao público global, o Strava destacou o fenômeno da ascensão do atleta polivalente. Acompanhando a tendência dos últimos anos, o número de usuários que utilizam o aplicativo para prática de um único esporte é cada vez menor. Em 2015, por exemplo, 49,7% dos praticantes de corrida tinha quase a totalidade de suas publicações referentes apenas à modalidade. Quatro anos mais tarde, essa proporção se reduziu para 39,8%.

strava yis 2019

O segredo para a motivação também está contemplado no relatório do Strava. Os dados levantados mostraram a importância de se traçar metas no começo do ano, de modo que 95% dos atletas com objetivos bem definidos se mantém ativos fisicamente até dezembro, enquanto os usuário sem metas estabelecidas sucumbem mais facilmente, com taxa de 13% de abandono.

Outros dados interessantes do Year in Sport

  • No Brasil, cerca de 45% dos treinos de bike são feitos com pelo menos uma outra pessoa.
  • As distâncias percorridas pelos ciclistas quando estão em grupo são, em média, duas vezes maiores que em pedaladas individuais.
  • O Nike Zoom Fly foi o tênis mais utilizado na Maratona de São Paulo, calçado por 5,7% dos usuários do Strava que participaram da prova.
  • O dia menos popular para prática esportiva no Brasil é 1° de janeiro. Após as festas de Réveillon, os atletas costumam fugir do asfalto no primeiro dia do ano.
  • Somando todos os usuários do Strava ao redor do mundo, foi percorrida em 2019 a distância de 2 bilhões de quilômetros apenas em atividades de corrida. Para se ter uma ideia, um avião com velocidade de 1000 km/h demoraria mais de 200 anos para percorrer essa extensão.
  • Embora a distância de 42 km possa parecer um pré-requisito para uma ultramaratona, 51% dos ultramaratonistas do Strava jamais fizeram um upload de uma maratona.