W. HawkinsFoto: W. Hawkins

Aos 101 anos de idade, vovó atleta vai competir 50 e 100 metros rasos

Atualizado em 29 de março de 2017
Mais em Notícias

Cada vez mais exemplos aparecem no mundo para mostrar que essa coisa de idade no esporte realmente não importa. Dessa vez o exemplo veio de uma vovó atleta dos Estados Unidos. Julia Hawkins, de 101 anos de idade, já competiu em 2016 os 50 metros rasos, na Senior Olympics, e está treinando para participar dos 50 e dos 100 metros rasos nos Jogos deste ano – competição que acontecerá no Alabama, de 2 a 15 de junho.

Julia, que é avó e professora aposentada, participou quatro vezes e ganhou duas medalhas de ouro na Senior Olympics, só que em cima de uma bicicleta. Sim, Julia é uma ciclista competitiva desde os 81 anos. No ano passado, aos 100 anos de idade, em busca de um novo desafio, decidiu participar de uma corrida competitiva pela primeira vez. Ela registrou-se para os 50 metros nos Jogos Olímpicos Sênior da Louisiana, completando os 50 metros em 19,07 segundos.

 

 

Agora, com 101 anos de idade, a vovó atleta está treinando tanto para os 50 como para os 100 metros, além de pedalar os 5 km nos Jogos, prova que já está habituada a participar. Ela se inspirou na própria idade para se inscrever para os 100 metros. “Achei que seria divertido correr 100 metros já que eu tenho mais do que 100 anos de idade”, disse em entrevista recente.

Vida ativa
Julia sempre gostou de pedalar. Hoje ela praticamente pedala todos os dias, mas encontrou na corrida outro tipo de liberdade. “Com a corrida, sou só eu e meu corpo. Eu simplesmente só preciso correr e fazer o meu melhor, não depende de ninguém mais, apenas de mim”, disse a vovó atleta. 

E como é o treinamento? Ela admite que treina só de vez em quando, quando se sente com energia. E que nunca teve um treinador – um de seus filhos mediu as distâncias que ela irá competir no quintal e, quando o humor bate, ela treina correndo pra lá e pra cá. 

Quanto ao combustível para pedalar e correr, Julia não tem uma dieta planejada, mas tenta comer muitas frutas e vegetais – e também não come muita carne, nunca fumou e nem consome bebidas alcoólicas. 

Na Senior Olympics deste ano, a vovó atleta quer melhorar seu tempo nos 50 metros e vai levar uma torcida organizada para motivá-la ainda mais a cruzar a linha de chegada acenando e sorrindo. “Vou dar os meus melhores tiros, mas quero chegar bem para comemorar com minha família e amigos”. 

Quer saber outros segredos para continuar com essa energia aos 101 anos? “Manter a boa forma, dormir bem e manter o exercício físico e treinamento como hábito, sem exagerar”, comentou a vovó. E, para quem ainda acha que idade impede alguma coisa, Julia avisa: “Eu não me sinto com 101 anos, na verdade me sinto com cerca de 60 ou 70 anos. E você não vai ser perfeito com 101 anos, mas nada te impede a dar o seu melhor”,  aconselha a vovó atleta.