Vídeos mostram os percursos da Golden Four

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Notícias

Já estão disponíveis no perfil da ASICS no Youtube três vídeos com apresentação dos percursos de cada edição das Golden Four ASICS.

“Os materiais foram elaborados para que os inscritos nas edições do Rio de Janeiro, que acontece em 26 de junho, Belo Horizonte, marcada para 17 de junho, e São Paulo, em 7 de agosto, conheçam melhor todos os trajetos dos 21 km que irão percorrer nas provas da marca e definirem suas táticas no dia da corrida”, diz Andrea Longhi, gerente de marketing da ASICS.

O vídeo que mostra o percurso da edição carioca da Golden Four ASICS recebeu comentários de Alexandre Maximiliano, diretor técnico da assessoria esportiva Start, parceira da ASICS no Rio de Janeiro. Maximiliano fala que o início da prova, na Praia de São Conrado, é excelente para realizar um bom aquecimento, já que apresenta um rápido elevado.

“A Praia da Barra tem 16 km de extensão. Por isso, se estiver sol, o vento estará à favor dos corredores. Se entrar uma frente fria, o ideal é correr atrás do pelotão para evitar o vento sudoeste, descansar e dar o ataque na hora certa”, alerta Maximiliano.

Ele também pede para que no trecho da Reserva os corredores tenham consciência ambiental e não joguem as garrafinhas de água e isotônico na praia e, sim, no asfalto para que sejam recolhidos depois. Outra dica importante de Maximiliano é acelerar na a partir da Praia do Recreio, pois está a apenas 2,5km da chegada, além de ser um percurso tranquilo.

O mineiro Heleno Fortes, sub 3, com 2h34min17s na Maratona de Buenos Aires, é quem apresenta o percurso da Golden Four ASICS de Belo Horizonte. “É uma prova que será realizada na Lagoa da Pampulha, que é o cartão de Belo Horizonte. São 10,5 km de ida e 10,5km de volta. Um percurso totalmente plano”, diz Fortes.

Julho é um período que venta muito na cidade, por isso, Fortes informa que os corredores podem pegar ventos frontais na primeira parte da prova e na segunda, nas costas. “Quando este vento estiver frontal, é melhor correr um atrás do outro, até mesmo em esquema de revezamento, para ajudar na corrida”, diz Fortes que acredita que a volta pode gerar uma maior confiança, por já ter feito metade do mesmo trajeto, e gerar um aumento no ritmo na distância final. “Se o atleta fez uma prova no seu ritmo, nos últimos 4km ele vai poder crescer e ultrapassar os concorrentes que estão mais cansados”, conclui Fortes.  

O Speedstar ASICS, Lelo Apovian, é quem apresenta a Golden Four de São Paulo. Lelo atenta os corredores para a largada, que por ser na descida da Ponte Estaiada, tende a ser mais rápida que o normal. É preciso tomar cuidado, pois pode causar um cansaço maior no primeiro trecho plano, ainda no início da prova, caso o corredor acelere muito o ritmo após a largada. Uma dica importante de Lelo é aproveitar as árvores na avenida do Jockey: “Se o dia estiver quente, aproveite para hidratar e ficar na sombra, porque logo depois vem o cruzamento da Eusébio Matoso, então aproveita a descida para descansar e na subida, tentar manter o ritmo, para o tempo cair pouco, pois ainda não está na metade da prova”.

Para ver os vídeos: http://www.youtube.com/user/asics.