Valmir Nunes fechou 70 km de Santander (ESP); agora, meta é prova no Alasca

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Após correr 70 km na ultramaratona de Santander, na Espanha, o santista tricampeão da prova espanhola – em 1991, 92 e 93 – decidiu parar por aí. O objetivo inicial era vencer a disputa dos 100 km para comemorar o seu retorno à competição após mais de duas décadas, porém, mesmo na liderança geral na prova de Cantábria, Valmir Nunes decidiu garantir a vitória dentro dessa distância, já que o evento premia os melhores dos 50 km aos 100 km. A disputa aconteceu no último sábado, 21 de junho.

“Senti moleza nas pernas e achei melhor não forçar, até porque tenho a estreia em corridas de seis dias em agosto, no Alasca”, comentou o corredor. “Ontem treinei 14 km e as pernas estavam boas. No esporte, assim como na vida e no trabalho, temos dias bons e ruins e continuo a minha preparação aqui para os seis dias no Alasca”, disse.

Valmir concluiu os 70 km em 5h19’40'', mantendo-se sempre à frente dos rivais. “Minha expectativa era terminar para 7h20' e o vencedor dos 100 km foi o espanhol Mia Carol, com 7h29’43”, disse Valmir.

Agora ele se prepara para a corrida de seis dias no Alasca. A nova prova será realizada numa pista coberta e vence quem completar a maior distância no período de seis dias. Sua principal meta será correr de 800 a 1.050 km.

“Quando vou em busca de resultado, o risco é muito grande de acertar ou errar. Nesse tipo de prova vou depender de vários fatores para manter a continuidade, como alimentação, pausa para descansos, banho, troca de roupas e o mais difícil, ter uma equipe de apoio. A preparação está sendo feita desde fevereiro e espero ter uma boa semana de competição e sorte”, completa o atleta, consagrado melhor do Mundo nos 100 KM em 1991, na Itália, e 95, na Holanda, e também recordista das Américas em provas de 24 horas, com 273,8 km, em 2013, em Taiwan.