Um brinde à corrida e à cerveja

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Para muitos, corrida e cerveja não combinam. O tema é controverso, mas os BeerRunners sabem muito bem o que estão fazendo quando tomam uma das bebidas mais consumidas do mundo após os treinos.

Tudo começou quando integrantes do Fishtown, equipe de corrida da Filadélfia (Estados Unidos), ficaram sabendo de um estudo realizado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas e Universidade de Granada (ambos da Espanha). A pesquisa dizia que a cerveja pode colaborar com a recuperação e hidratação do atleta após exercícios físicos. A partir daí, foi criado o primeiro grupo de BeerRunners do mundo, formado por corredores  que, uma vez por semana, compartilham um, ou no máximo dois copos da bebida depois de correr.

A iniciativa cruzou o Oceano Atlântico e, hoje, os corredores cervejeiros têm como principais representantes os espanhóis, criadores do site beerrunners.es, um ponto de encontro virtual feito para trazer cada vez mais amantes da corrida e cerveja para a iniciativa.

Apesar de o movimento ter como ideia central desfrutar da cerveja como recompensa do esforço pós-treinamento, os BeerRunners tem um intuito que vai além da confraternização depois da atividade física. O objetivo do grupo é, também, estimular hábitos saudáveis entre as pessoas de 18 a 70 anos, além de lembrar que o consumo da bebida deve ser responsável e moderado.