DAVID TOSCHFoto: DAVID TOSCH

Corredor de 77 anos faz 240 km em dois dias

Atualizado em 21 de dezembro de 2016

O norte-americano Doyle Carpenter, de 77 anos, tem um currículo com 130 ultramaratonas, além de um número incontável de maratonas. Sua última grande conquista foi na prova Endless Mile, em outubro, no Alabama, prova em que ele foi campeão na sua faixa etária ao completar cerca de 240 km em 48 horas. Se confirmado pela Associação Americana de Ultramaratonista, o resultado será considerado um recorde.

Na visão dele, completar provas longas é algo normal. “Muitas pessoas têm problemas de quadril, tornozelo, joelho”, disse ele em entrevista para a Runner’s World. “Eu sempre fui um bom corredor, pois acho que eu nasci bem alinhado”.

Doyle está acostumado a correr desde os 12 anos, quando corria 3 km por dia para ir e voltar do campo de golfe onde trabalhava. Mais velho, ele foi trabalhar como pedreiro e cuidador de gado, o que o ajudou a se manter sempre em forma.

 

 

Atualmente, Doyle vive em uma fazenda no Tennessee, onde cria gado e faz os seus treinos de corrida. O atleta corre diariamente cerca de 17 km nas estradas ao redor de sua casa, tirando sempre dois dias para descansar.

Seu foco sempre esteve nas provas longas. “Em percursos de 5 km e 10 km, se você se machucar, as pessoas passam por cima de você. Já na ultramaratona, todos se ajudam. É um por todos e todos por um”, diz o ultramaratonista.