ShutterstockFoto: Shutterstock

Ultramaratona Comrades vai transformar lixo em tênis para crianças

Atualizado em 10 de junho de 2019
Mais em Notícias

Com mais de 20 mil corredores anualmente, a ultramaratona Comrades, na África do Sul, gera uma quantidade de lixo enorme todos os anos. Por isso, decidiu tomar uma atitude para se tornar mais sustentável: vai utilizar as embalagens d’água para fazer novos tênis para crianças.

A organização da prova, em parceria com a companhia farmacêutica Hadock Ingram e o grupo de saúde Netcare, usará os milhares de quilos de lixo reciclável de embalagens de água utilizadas pelos atletas para a produção de tênis para crianças em idade escolar.

De acordo com jornais locais, a corrida irá doar as embalagens para uma associação sem fins lucrativos chamada My Walk, que é encarregada de transformar o plástico em tênis.

Segundo Colin Sheen, diretor da My Walk, a corrida é uma etapa de um projeto maior. A fundação, através de outras parcerias, como hospitais e cooperativa, já recebeu mais de 14 mil quilos em material reciclável.

Além de produzir sapatos, a fundação cria empregos em um país com 27%  de taxa desemprego.

“Apesar do projeto ainda estar no início, tem ganhado muito suporte. Somos gratos ao time da Comrades por nos dar a oportunidade de caminharmos juntos nessa jornada”, diz Sheen.

A Comrades é uma das maiores, mais antigas e mais difíceis ultramaratonas do mundo. Em 2018 apenas 16.540 dos 21,500 corredores terminaram a corrida no tempo limite de 12 horas.

https://www.instagram.com/p/Bw9NDh9FoOm/