Troféu Cidade de São Paulo

Atualizado em 29 de julho de 2016
Mais em Notícias

Por Fausto Fagioli Fonseca

A cidade de São Paulo completou neste domingo, dia 25 de janeiro, seu aniversário de 455 anos. Para comemorar a data, um grande evento foi realizado nas proximidades do Parque do Ibirapuera. O já tradicional Troféu Cidade de São Paulo Carrefour Viver 10km, que teve sua 12ª edição neste ano.

Foi em um clima festivo que milhares de pessoas saíram às ruas na manhã de domingo, como o gerente de marketing Ricardo Palmaka, 39. “Foi uma prova muito boa, com um percurso ideal para começar a temporada, apesar de algumas subidas mais fortes”, disse Palmaka, que completou. “Foi um pouco difícil por ser no início do ano, mas treinei bem nas férias e melhorei meu tempo em dois minutos em relação ao ano passado”, comemorou.

Quem participou pela primeira vez do evento também aprovou, como o estudante Renan Kenji Oshiro, 22. “Achei a corrida boa, apesar de o percurso ser um pouco irregular, pois alterna muitas subidas e descidas. Mas venho treinando todo final de semana e me senti bem na corrida. O tempo também ajudou, apesar de esquentar no final”, declarou.

Com mais experiência, o aposentado Cecílio Ramos, 67, que corre há quatro anos, não encontrou dificuldades no percurso. “Achei bem tranquila a corrida hoje. Vim bem preparado, pois já participei de duas provas este ano e gostei do percurso. Corrida tem que ter subida, senão não tem graça”, brincou Ramos.

Volta das férias
Por ser uma das primeiras provas da temporada com percurso de 10 km na capital paulista, muitos corredores escolhem o Troféu Cidade de São Paulo para iniciar o ano correndo, como o engenheiro José Edison Franco, 58, que corre há 10 anos.

“Essa foi minha primeira prova do ano. Admito que estou um pouco fora de forma, já que dei uma relaxada no fim do ano. Mas serviu como treinamento, pois pretendo correr uma meia-maratona ainda nesta temporada”, disse

Já o técnico de suporte Tomaz Eldo, 35, escolheu o Troféu Cidade de São Paulo para fazer sua estréia nas corridas de rua. “Foi difícil para mim. Senti uma dor forte no joelho logo no começo e isso prejudicou minha corrida. Para piorar, não treinei nas férias e me senti bem cansado. Mas ainda tenho como meta completar a São Silvestre no fim do ano”, afirmou.

Percurso diferente
Os corredores que estão acostumados a participar de provas no Ibirapuera puderam notar uma pequena diferença do Troféu Cidade de São Paulo para as outras. Tanto a largada quanto a chegada são feitas em frente ao Obelisco, fazendo com que o início da corrida seja facilitado pela largura do percurso.

“Gostei do percurso do jeito que foi hoje, pois logo no início temos mais espaço para correr. Logo no começo já caímos na 23 de Maio, que é bem larga”, disse o analista de vendas Silvano Ferreira, 42, que aproveitou a data comemorativa para correr. “Treinei forte nas férias. Corredor não tem feriado. Uns escolhem viajar, outros gostam de fazer churrasco, mas eu prefiro correr”, declarou.

A webdesigner Lisette Cole, 44, ficou sem treinar por algum tempo, e escolheu a prova no Ibirapuera para voltar às ruas. “Fiz uma cirurgia de lipoaspiração e fiquei cerca de três meses parada, decidi voltar a correr aqui. Senti um pouco o cansaço. A subida no começo foi meio pesada, prefiro correr no sentido inverso”, disse.

Nem a lentidão enfrentada no quilômetro seis, causada pelo afunilamento na distribuição de gel interferiu na corrida da fisioterapeuta Sheila Volpi, 32. “Não parei de treinar nas férias e me senti bem durante a corrida. Até diminuí meu tempo em relação ao ano passado”, disse Sheila, que completou. “Costumo correr algumas provas aqui no Ibirapuera e gostei do percurso diferente, pois tinha mais espaço na largada”.

Companheiras
As advogadas Carolina Rodrigues, 29, e Daniela Rios, 27, correm juntas há mais de dois anos e decidiram começar o ano novamente nas ruas de São Paulo. “Escolhemos essa prova para recomeçar a rotina de treinos depois das férias e combinamos de fazer um ritmo mais leve, uma acompanhando a outra, para não forçar muito”, disse Carolina.

“O tempo estava muito bom para correr, foi bem agradável. O percurso dificultou um pouco, pois tinham várias mini-ladeiras na prova toda, mas de resto foi muito bom. Como conversamos, foi como se fosse um happy hour sem cerveja”, afirmou Daniela.

Troféu Cidade de São Paulo – SP
Data: 25 de janeiro de 2008
Horário: 8h
Distância: 10 km
Clima: Agradável
Temperatura: 22ºC (média)
Umidade: 70% (média)
Inscrição: R$ 40,00
Premiação: Medalha para todos concluintes, além de troféu e prêmio em dinheiro para os cinco primeiros colocados em cada categoria.

Pódio:
Masculino: Luís Paulo Antunes, 30min09s; José do Nascimento Souza, 30min12s; Charles Maina, 30min17s
Feminino: Michele Cristina das Chagas, 35min43s; Adriana Aparecida da Silva, 35min44s; Rosângela Raimunda Pereira, 35min48s