Treinos no Ibira: estacione fácil

Atualizado em 04 de agosto de 2016

Uma boa nova para você que  treina no Parque do Ibirapuera, nos fins de semana: a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (na avenida Pedro Álvares Cabral, 201) vai ceder suas vagas de estacionamento para os usuários do parque aos sábados, domingos e feriados. A área já pode ser usada a partir deste sábado (27 de junho).

Estarão liberadas 740 vagas para carros e 44 para motos, o que dará um pouco de alívio para os seus treinos no Ibira. As vagas só estarão disponíveis entre 11h e 18h e não haverá Zona Azul.

Treinos no Ibira

Para que você aproveite ao máximo suas corridas em um dos principais cartões-postais de São Paulo, veja onde fazer os treinos:

Volta do Lago
É o caminho mais usado no parque. Todo de asfalto, o trecho é praticamente plano e conta com cerca de 3 km. Indicado para todos os níveis de corredores e estilos de treinos. A volta fica bastante congestionada entre 7h e 8h, e à noite, períodos em que a maior parte dos esportistas se reúne para treinar. Nos fins de semana, o percurso fica totalmente lotado e é difícil correr tranquilamente.

Volta da Grade
Esse trecho é o preferido de muitos corredores de diversos níveis. Há pessoas caminhando, correndo devagar ou fazendo treinos intensos. Seus cerca de 6 km percorre toda a periferia do parque. A volta ganhou esse nome porque beira as conhecidas grades do Ibirapuera. Com terra batida e grama, tem alguns trechos de asfalto. Lá, você encontra subidas e descidas leves, mas boa parte do percurso é plana.

Pista de Cooper
Boa opção para aumentar os treinos longos ou para os iniciantes, a trilha com terra batida e pedriscos é totalmente plana e bastante arborizada. A volta tem 1.200 metros. Mas se você quiser aumentar o caminho pode fazer a alça com 300 metros, que fica dentro da própria pista. A cada 100 metros tem marcação das distâncias. No entanto, pelas muitas curvas, exige bastante das articulações, não sendo um bom local para treinos de intensidade.

Praça da Paz
Este trecho ainda é pouco explorado, mas forma um quadrado de aproximadamente 1 km. Plana, a superfície é de grama baixa, ideal para treinos leves e caminhadas ou até para aumentar os treinos mais longos.

Treinos de subidas
Esse é um ponto fraco do Ibira. O parque tem carência de trechos com subidas, o que deixa o treinamento de corredores intermediários e avançados um pouco falho, já que os aclives ajudam a melhorar o condicionamento físico. No entanto, as subidas das rampas da Bienal podem ajudar nesta tarefa. São três rampas de 10 metros, íngremes, que ficam na entrada da Bienal. Outra boa pedida é a subida da Volta do Lago, que é média e tem curvas. Com aproximadamente 40 metros, em asfalto, ela serve para sprints e para trabalhar a força e a resistência muscular.

(Fonte: Renato Dutra, diretor técnico da Run&Fun, em São Paulo)