Top 10 da Maratona de Chicago

Atualizado em 05 de agosto de 2016

A 35ª edição da Maratona de Chicago rola neste domingo (12 de outubro). Ela faz parte das seis Majors e será a penúltima a acontecer este ano (a que encerra as provas é a Maratona de Nova York, no dia 2 de novembro).

Dentre os principais nomes ao título estão alguns quenianos, como não poderia deixar de ser, assim como etíopes, que podem correr até mais rápido que o grupo do Quênia e devem brigar pela posição mais alta do pódio.

No masculino a competição terá a presença do etíope Kenenisa Bekele, que escolheu a prova como palco da sua segunda participação em uma maratona. Além disso, os quenianos Eliud Kipchoge (2h04min05s), Sammy Kitwara (2h05min16s), Bernard Koech (2h04min53s) e Dickson Chumba (2h05min42s) estarão presentes.

Já no feminino a queniana Rita Jeptoo (2h18min57s) defenderá o título do ano passado. As principais adversárias devem ser as compatriotas Florence Kiplagat (2h19min44s) e Jemima Sumgong (2h20min48s), assim como a etíope Birhane Dibaba (2h22min30s) e a queniana Amy Hastings (2h27min03s).

Será que algum deles conseguirá quebrar a incrível marca de Dennis Kimetto de 2h02min57s, conquistada na Maratona de Berlim, no último 28 de setembro?

leia-mais-cinza
icon texto_menor  7 DICAS PARA CORRER A MARATONA DE CHICAGO
icon texto_menor  MARATONAS (LÁ FORA): AINDA DÁ TEMPO

Elite masculina

Eliud Kipchoge
“Estou ansioso para voltar a Chicago e competir com Kenenisa, que também vai participar da prova. Eu escolhi Chicago porque tem um percurso rápido e eu quero melhorar o meu recorde pessoal. É também uma das melhores corridas do mundo”, revelou ao site oficial da Maratona de Chicago, Eliud Kipchoge.
Apenas por essa declaração já dá para saber que Kipchoge quer detonar na prova de domingo. O corredor de 29 anos, que completou a Maratona de Hamurgo 2013 com o tempo de 2h05min30s, pretende terminar a prova em 2h04min05s.

Bernard Koech
Bernard disputa a prova com o terceiro melhor tempo pessoal dentre os corredores de elite. Parceiro de treino de Eliud Kipchoge, ele está em sua melhor forma para Chicago. Isso porque, apesar de ser novo nas maratonas, ele já teve problemas com lesões em Amsterdã no ano passado, e não conseguiu terminar a corrida do Campeonato Mundial de 2013 por conta de dores.

Kenenisa Bekele
Bekele estreou com chave de ouro este ano em Paris, quando terminou a maratona com 2h05min04s. Mas na época ele não teve adversários à altura. Por isso, a Maratona de Chicago será a vez de ele mostrar serviço.
O etíope já foi anunciado pela organização do evento como principal nome da prova, visto que ele detém os recordes mundiais dos 5 mil e 10 mil metros, é dono de três ouros olímpicos, tem mais de dezoito medalhas em Mundiais de Atletismo e ainda foi múltiplas vezes campeão mundial de Cross-Contry. Quer mais?

Sammy Kitwara
“Volto para Chicago pela terceira vez. Essa é uma cidade agradável e tem uma boa atmosfera esportiva. Vou tentar fazer a corrida da minha vida este ano, e se Deus me der forças a minha meta é terminar em 2h04min28s”, disse Sammy Kitwara ao site oficial do evento.
Sua meta é um pouco maior que a de Kipchoge, mas isso não significa que o queniano de 27 anos não pode surpreender. No ano passado ele terminou o percurso em 2h05min16s, sendo que em 2012 ele quase quebrou o recorde do percurso em sua estreia em Chicago. Agora ele vem treinando forte para bater sua nova meta pessoal. É preciso ficar de olho.

Dickson Chumba
O também queniano Chumba fecha a lista dos cinco principais nomes da prova na elite masculina. Sua melhor marca, 2h05min42s, foi conquistada este ano na Maratona de Tóquio, quando ele quebrou o recorde da prova e diminuiu em 4s o tempo que estava intacto desde 2012.
Essa será a décima maratona de sua carreira, sendo a primeira vez que ele corre em Chicago.

Elite feminina

Rita Jeptoo
A atual campeã da Maratona de Chicago, Rita Jeptoo, quer conquistar dois títulos consecutivos. A queniana completou a prova no ano passado com o tempo de 2h19min57s. E ela continua forte, visto que abriu sua temporada de 2014 em Boston com o tempo de 2h18min57s, quebrando o recorde anterior do percurso em quase dois minutos e estabelecendo seu novo recorde pessoal. É uma forte concorrente.

Florence Kiplagat
“Era para eu ter disputado a Maratona de Chicago há dois anos, mas tive que ficar de fora por conta de uma lesão. Agora estou feliz por fazer parte dessa competição. Não sou de recuar e essa maratona é um jogo de vencer ou morrer para mim. Vou dar o meu melhor para ter sucesso e fazer do dia 12 de outubro um grande dia”, contou Florence Kiplagat ao site da maratona.
Só com essa declaração já dá para perceber que a queniana fará de tudo para tirar o título de Rita.

Jemima Sumgong
Outra forte maratonista, a queniana Jemima Sumgongo tem experiência em provas de grande porte desde 2004, sendo uma pedra no sapato para as outras concorrentes. Sua melhor marca foi a vitória da Maratona de Rotterdam, em 2013, quando correu em 2h23min27s.
Mas sua temporada de 2014 não está das melhores. Ela terminou a Maratona de Boston em quarto lugar, e apesar de ter batido o recorde da maratona quer um feito maior para este ano, que pode ser a vitória em Chicago.

Birhane Dibaba
“Completar a maratona de Chicago é o meu sonho desde que eu comecei a correr. Essa será minha primeira corrida grande e o meu objetivo é ganhar, terminando o percurso em 2h20min, no máximo”, revelou Birhane Dibaba ao site da Maratona de Chicago.
A etíope de 21 nos teve, até agora, um ano excepcional. Na Maratona de Tóquio se tornou a mais jovem corredora de todos os tempos a marcar pontos em uma maratona Majors. Na época ela tinha 20 anos, e terminou o percurso em segundo lugar.

Amy Hastings
“Eu não posso esperar mais para correr pelas ruas de Chicago. Eu estarei notoriamente mais rápida e vou competir forte com alguns dos melhores do mundo, até o fim”, disse Amy Hastings ao site oficial da prova.
A queniana quase quebrou o recorde do percurso em sua estreia na Maratona de Chicago, em 2012. Mas seu tempo só rendeu o quarto lugar, já que aquela foi uma competição historicamente rápida. Este ano, a corredora quer o título da competição a qualquer custo.

(Fonte: site oficial da Maratona de Chicago)