DivulgaçãoFoto: Divulgação

Strava lança desafio para incentivar atividades físicas rotineiras

Atualizado em 19 de agosto de 2019
Mais em Notícias

Fazer com que as pessoas pratiquem esporte de forma mais rotineira, com pelo menos cinco atividades semanais durante quatro semanas consecutivas. Esse é o objetivo do novo desafio do Strava, chamado The Escape Plan, válido de 2 a 29 de setembro.

A ideia de plataforma, que tem mais de 44 milhões de membros ao redor do mundo, é fazer com que os atletas criem hábitos saudáveis duradouros. Segundo os dados do Strava, os esportistas que têm alta frequência de atividades físicas de baixa intensidades são justamente os que se mantêm ativos por mais tempo ao longo do ano.

“Manter a motivação é a maior e mais antiga barreira quando se fala em saúde e bem-estar. As pessoas estão mais ocupadas do que nunca e o tempo dedicado aos eletrônicos está ocupando o tempo que poderia ser usado para praticar uma atividade física. O The Escape Plan foi projetado para inspirar as pessoas a deixarem os seus telefones de lado, definirem um objetivo simples e desenvolverem hábitos mais saudáveis”, afirma James Quarles, CEO do Strava.

Para conseguir a medalha do desafio concluído, os atletas precisam subir cinco atividades por semana ao longo de quatro semanas consecutivas no Strava. Apesar de o desafio só entrar em vigor em 2 de setembro, os atletas já podem se inscrever nele.

Na plataforma, atletas que têm uma média de cinco uploads de atividades por semana se exercitam o dobro de semanas ao longo de um ano, se comparados com aqueles que carregam dois treinos por semana. Variar os esportes também ajuda. Quem faz duas modalidades diferentes também treina duas vezes mais semanas do que quem só faz um esporte.

Quem pratica quatro tipos de esporte por semana tem quase o triplo de semanas em movimento por ano se comparados com aqueles que fazem duas modalidades.

“Os hábitos nos mantêm realizando a mesma ação, mesmo quando a motivação diminui. E os hábitos se desenvolvem quando repetimos as ações da mesma forma e obtemos uma recompensa – por exemplo, quando alguém faz um treino de sprints no morro perto da sua casa depois do trabalho todos os dias e vê que vai cada dia mais rápido (recompensa!)”, explica Wendy Wood, professora e coordenadora de Psicologia e Economia da Universidade do Sul da Califórnia e autora do livro Good Habits, Bad Habits: The Science of Making Positive Changes that Stick.