Sonhos podem influenciar corredor

Atualizado em 12 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

Sonhar que está praticando a atividade física pode melhorar condicionamento físico, ao que indica uma pesquisa realizada na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Segundo a pesquisa, isto só acontece durante o sono REM (“Rapid Eye Movement”, ou “movimento rápido dos olhos”), ou seja, a fase do sono que ocorrem os sonhos mais vívidos e os mais fáceis de recordar após o despertar.

Para chegar aos resultados, foram avaliados esportistas amadores e profissionais que passaram pelo monitoramento dessa fase do sono e depois descreveram seu desempenho nos treinos. Desta maneira, os pesquisadores chegaram à conclusão de que ao sonhar que está se exercitando, no período do sono REM, a mente do corredor é capaz de entender que o corpo está, realmente, em movimento.

Ao despertar, o estudo demonstra que os corredores conseguiram aumentar seu rendimento durante a corrida. Alguns corredores conseguiram controlar seus sonhos e passaram a correr mais rápido, à medida que sonharam com a atividade. Também, ficaram sem apresentar sinais de fadiga por mais tempo.