São Silvestre chega às telonas no dia 27

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

A São Silvestre é uma das corridas mais tradicionais do Brasil. Realizada há 88 anos, sempre no dia 31 de dezembro (último dia do ano), a prova é aguardada ansiosamente por seus participantes.

Além de retratar as sensações sonoras e visuais de uma pessoa que disputa a São Silvestre, o filme também mostra belas imagens de São Paulo e dos paulistanos. Exibe os rostos das pessoas que, mesmo sem correr, participam da prova dando o seu apoio aos atletas.

++ Leia Mais
>> Dicas para correr a São Silvestre
>> São Silvestre: novas vagas para quem perdeu prazo

A corrida também é parte das comemorações de Ano Novo em São Paulo. Foi essa tradição que inspirou a cineasta paulistana, Lina Chamie, a produzir o filme. Moradora de um prédio na Avenida Paulista, próximo à chegada da São Silvestre, Lina sempre assistiu a disputa da sacada de seu apartamento. Até que na virada de 2008 para 2009, ela resolveu descer para assistir de perto.

“É um instante tão cheio de humanidade, tão belo. Fiquei muito comovida. Eu estava tão perto. Foi aí que caiu a ficha cartesiana: ninguém nunca tinha filmado a São Silvestre”, conta a cineasta.

O filme, que estreia nos cinemas dia 27 de dezembro, usou 17 câmeras para gravar imagens do percurso, mas uma era especial. Tratava-se do equipamento de 5 kg, que registrou as reações do ator Fernando Alves Pinto durante 1h40, enquanto ele corria os 15 km da prova. 


Fernando Alves Pinto se aquecendo no vão do Masp – Foto : Edu Tarran/ Divulgação

Com foco para a grande massa de amadores que disputam a corrida todo ano, o longa também ressalta pontos marcantes do percurso. Sua trilha sonora muda de acordo com o trajeto da prova. Quando os corredores passam pelo Teatro Municipal, uma ópera começa a ser tocada. Ao passarem pelo Estádio do Pacaembu, a música erudita da lugar à uma narração de um gol do Santos de Pelé.

Além de ser um filme para quem é apaixonado por corrida, “São Silvestre”, também é uma ótima oportunidade para conhecer as facetas da cidade de São Paulo. Veja o trailer oficial:

Em 2013, as inscrições já foram encerradas e a corrida terá participantes de todos os estados do Brasil. O percurso de 15 km continua igual ao da edição anterior, com largada e chegada na Avenida Paulista.

Veja o curta-metragem que serviu como estudo para a produção do filme "São Silvestre":