Salvador recebe Estações Adidas

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Quem mora em Salvador, sabe: o sol não costuma dar trégua. Mas na manhã deste domingo, a grande estrela resolveu abrir uma exceção e não apareceu, presenteando os 4.500 corredores da etapa Inverno do Circuito das Estações Adidas com um clima ameno.

Sergio Botelho, 43 anos, estava presente e se surpreendeu com o tempo nublado. “A prova foi maravilhosa. O tempo hoje ajudou bastante, não fez sol. Consegui até baixar o meu tempo. Saí da casa dos 23 minutos e fiz os 5 km em 22min35”, disse.

Corredor há sete anos, Botelho explica que sempre foi ligado indiretamente ao esporte. “Estudei em colégio militar e sempre foi exigida atividade física. Recentemente encontrei alguns colegas correndo, comecei a acompanhar e não parei mais”.

Botelho explica que busca na corrida qualidade de vida. “Com o esporte, mantenho o meu peso. Faço meus treinos de forma amadora e tenho acompanhamento de assessoria”.

O corredor conta ainda com um trunfo: um grupo familiar. “Corro com a Família Botelho. São 30 corredores de uma só família. Não sou diretamente da família, mas também tenho Botelho no nome e entrei no grupo. Me considero primo do pessoal”, contou.

Christiane Carvalho, 40 anos, também participou da prova e aprovou o clima. “Estava ótimo, nublado. Mesmo gripada, fiz os 5 km em 27min24”, afirmou.

A corredora se iniciou no esporte há três anos, justamente em uma prova do Circuito das Estações. “Minha primeira corrida foi a Primavera de 2010. Gostei tanto que virei assinante da O2. Sempre corro a Estações, Night Run e a Eco Run”.

Empolgada, ela costuma viajar para participar de competições. “Sempre que posso, corro fora da Bahia. Já participei da São Silvestre, Meia Maratona do Rio de Janeiro e esse ano ainda vou para Brasília correr uma meia”, disse.

Desde que começou a correr, Christiane percebeu várias melhoras em sua saúde, como a diminuição de índices como colesterol e glicemia. Mas, para ela, outro fator também é importante: a socialização. “Você conhece muitas pessoas, faz amizades. Fico sempre tirando fotos com os amigos depois das provas. Guardo todos os números de prova em que corri. Quero lembrar de tudo no futuro”, contou.

Luiz Franco, 52 anos, aproveitou o clima ameno e fez seu melhor tempo em provas de 10 km. “Fiz 42min42, mas não esperava. Vim de uma maratona e de uma meia. Achei que poderia melhorar e fazer em 44 minutos, mas foi muito melhor”.

Franco afirma que começou no esporte após indicações de professores na academia. “Em 2007, me apresentaram a uma turma de corredores. Eles me convidaram e eu fui”, afirmou.

Desde então, o corredor só acumula os benefícios da prática. “Desde que comecei a correr, emagreci 5 kg. Não perco mais peso porque também ganho massa muscular. Treino três vezes por semana, sozinho ou com colegas”, disse.

Até o final do ano, Salvador ainda recebe outras duas etapas do Circuito das Estações Adidas. A Primavera está marcada para o dia 6 de outubro, já a Verão acontece no dia 8 de dezembro.