Sagan sai do “quase” e vence na T.A.

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Após sucessivas jornadas no “quase”, Peter Sagan – que já acumulava quatro segundos lugares na Tirreno-Adriático – venceu, nesta segunda-feira, pela primeira vez uma etapa (a sexta) da atual temporada da competição italiana, com o tempo de 5h04min13.

O eslovaco da Tinkoff-Saxo foi o mais rápido no sexto e penúltimo dia de competição, em que os ciclistas percorreram 210 quilômetros, de Rieti, na região do Lácio, até Porto Sant’Elpidio, já na costa do mar Adriático.

O sprinter Sagan chegou ao triunfo depois de uma arrancada, em que deixou para trás o alemão Gerald Ciolek (MTN – Qhubeka) e o belga Jens Debusschere (Lotto Soudal), segundo e terceiro, respectivamente.

Nesta segunda, assim como nas vezes em que Sagan pegou a segunda colocação, a prova foi decidida roda a roda e todos os 10 líderes terminaram com o mesmo tempo.

“Estou muito feliz e quero agradecer a toda equipe Tinkoff-Saxo, porque eles fizeram um grande trabalho hoje. Todos me ajudaram, inclusive o (Alberto) Contador, que deu o máximo de si para puxar a equipe nas duas últimas subidas”, disse o eslovaco, fazendo deferência ao espírito de equipe do espanhol, ciclista número 1 do Tinkoff-Saxo. “Foi uma grande vitória, tanto para mim quanto para minha equipe”.

Tempo fechado
A etapa desta segunda feira, a sexta, foi disputada sob muita chuva e frio e teve na cautela das equipes uma marca registrada. O trem veio em fila indiana, com ciclistas se revezando na ponta.

No final, Gerald Ciolek arrancou, levando Sagan em sua roda. Cada um saiu para um lado e o eslovaco venceu com uma bicicleta e meia de vantagem. A vitória, após as últimas performances ruins, foi comemorada com grito intenso e um soco no ar.

Quintana lidera no geral
Na classificação geral, não houve mudanças significativas entre os líderes. O colombiano Nairo Quintana – que havia assumido a ponta depois de vencer a quinta etapa, no domingo – segue na liderança (o holandês Wouter Poels foi o melhor no sábado),.

O ciclista da Movistar foi bem, terminou no pelotão da frente e agora tem 39 segundos de frente para o holandês Bauke Mollema (Trek Factory Racing), vice-líder. Rigoberto Uran (Etixx-QuickStep), também colombiano, é o terceiro melhor, a 48 segundos de desvantagem.

Encerramento
A etapa decisiva do Tirreno-Adriático será realizada nesta terça-feira, em San Benedetto del Tronto, no sistema de contrarrelógio individual (CRI), o que aumenta o favoritismo do líder Quintana, já que o vice-líder Mollema não é especialista nessa modalidade.

O colombiano, que hoje conta com boa vantagem, já chegou à Itália entre os mais bem cotados, ao lado do espanhol Alberto Contador e do italiano Vincenzo Nibali.

 

 

#

Ciclista – país – equipe

Resultado

1

Peter Sagan (Svk) Tinkoff-Saxo

5h04min13

2

Gerald Ciolek (Ger) MTN – Qhubeka

3

Jens Debusschere (Bel) Lotto Soudal

4

Magnus Cort Nielsen (Den) Orica GreenEdge

5

Maximiliano Richeze (Arg) Lampre-Merida

6

Edvald Boasson Hagen (Nor) MTN – Qhubeka

7

Nikias Arndt (Ger) Team Giant-Alpecin

8

Sam Bennett (Irl) Bora-Argon 18

9

Ramunas Navardauskas (Ltu) Cannondale-Garmin Pro Cycling Team

10

Alexey Lutsenko (Kaz) Astana Pro Team

General classification after stage 6

#

Ciclista – país – equipe

Resultado

 

1

Nairo Quintana (Col) Movistar Team

24h58min58

 

2

Bauke Mollema (Ned) Trek Factory Racing

0:00:39

 

3

Rigoberto Uran (Col) Etixx – Quick-Step

0:00:48

 

4

Thibaut Pinot (Fra) FDJ.fr

0:00:57

 

5

Alberto Contador (Spa) Tinkoff-Saxo

0:01:03

 

6

Adam Yates (GBr) Orica GreenEdge

0:01:04

 

7

Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale

0:01:06

 

8

Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha

0:01:07

 

9

Stephen Cummings (GBr) MTN – Qhubeka

0:01:12

 

10

Wouter Poels (Ned) Team Sky

0:01:13