Rússia é banida de Tóquio 2020 e competições internacionais por quatro anos

Atualizado em 09 de dezembro de 2019
Mais em Notícias

A Rússia foi banida de competições internacionais de todos os esportes por quatro anos devido ao envolvimento com doping. O país é acusado de manipular laboratórios, incluir amostrar falsas nos testes e deletar arquivos relacionados a testes positivos por doping no esporte do país.

A decisão foi tomada de forma unânime por todos os integrantes do conselho da Wada – Agência Mundial Antidoping – nesta segunda-feira, em reunião em Lausane, na Suíça. Os russos têm 21 dias para entrar com recurso contra a decisão.

Com isso, o país está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022 e da Copa do Mundo de futebol do Catar de 2022.

Os atletas russos que não estão envolvidos nos casos de doping poderão competir, mas sem representar a Rússia e sob uma bandeira neutra, como ocorreu nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

“Por muito tempo o doping russo prejudicou o esporte limpo. A violação flagrante pelas autoridades russas das condições de restabelecimento da Rusada (agência antidoping russa), aprovadas pelo Comitê Executivo em setembro de 2018, exigiu uma resposta robusta. É exatamente isso que foi entregue hoje. A Rússia teve a oportunidade de colocar sua casa em ordem e voltar a se juntar à comunidade internacional antidoping para o bem de seus atletas e a integridade do esporte, mas optou por continuar na sua posição de fraude e negação. Como resultado, o Comitê Executivo da Wada respondeu nos termos mais fortes possíveis, protegendo o direito dos atletas russos, que podem provar que eles não estavam envolvidos e não se beneficiaram desses atos fraudulentos”, disse Craig Reedie, presidente da Wada, em nota.

A Rússia tem seu nome envolvido em escândalos envolvendo doping desde um relatório de 2015 que apontou diversos um sistema, inclusive com apoio estatal, de uso de substâncias para melhorar o desempenho de seus atletas e fraude nos testes. Na ocasião, a Wada ainda suspendeu a Rusada – agência russa de controle de doping – que foi recredenciada este ano.

Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o país contou com 271 atletas depois que representantes de diversos esportes, incluindo o atletismo, foram impedidos de competir pelo escândalo de doping – no total, 389 russos estavam classificados para as Olimpíadas.

Em 2018, sob bandeira neutra, 169 russos competiram nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.