Rita Jeptoo é pega no doping

Atualizado em 30 de maio de 2017

Rita Jeptoo, que venceu as últimas edições das maratonas de Chicago e Boston (2013 e 2014),  testou positivo em um exame antidoping surpresa, realizado em setembro deste ano durante um treinamento no Quênia, segundo comunicado da World Marathon Majors (WMM).

“A WMM está desapontada com a informação de que Rita Jeptoo, aparentemente, tenha acusado positivo na análise A uma substância proibida pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF)”, afirma o site oficial da WMM.

Em outubro, Jeptoo defendeu com sucesso seu título na Maratona de Chicago, vencendo em 2h24min3s. Além das quatro maratonas nos Estados Unidos, em 2013 e 2014, Jeptoo, de 33 anos, tem em seu histórico o título da Meia-Maratona de Lisboa de 2008, assim como as vitórias nas maratonas de Estocolmo e Milão, em 2004 e Boston, em 2006.

Com o teste positivo ao exame, a atleta poderá perder o título da Maratona de Chicago, conquistada no dia 12 de outubro deste ano e terá que devolver o prêmio em dinheiro que conquistou na última temporada da World Marathon Majors, o equivalente a um milhão de dólares.

A cerimônia de premiação das Majors, que estava prevista para o domingo (2 de novembro) foi adiada.