Recordistas mundiais na Maratona de Berlim 2011

Atualizado em 30 de maio de 2017
Mais em Notícias

Falta pouco mais de uma semana para uma das cinco maiores e mais importantes maratonas do mundo, integrante do seletíssimo World Marathon Majors. Não bastasse reunir em torno de 40 mil corredores, a prova plana na capital alemã tem fama de ser a mais rápida. Não surpreende, então, que o recorde mundial atual (masculino) na distância tenha sido conquistado em Berlim, em 2008, pelo etíope Haile Gebrselassie, que fez história ao correr abaixo das 2h04min (2h03min59s).

Na verdade, sete recordes mundiais já foram estabelecidos na Maratona de Berlim (quatro masculinos e três femininos), sendo dois deles batidos por Haile Gebrselassie, 2h04min26 em 2007, e 2h03min59 em 2008, este último tempo ainda não foi superado por nenhum outro corredor.   

A 38ª Maratona de Berlim está agendada para o próximo dia 25, com o percurso de 42 km passando por alguns dos principais pontos turísticos da cidade (veja mapa ao final). As inscrições para a prova estão esgotadas desde fevereiro deste ano, com o número de 40 mil inscritos.

Recordistas na linha de frente – Em junho deste ano, os organizadores da Maratona de Berlim avisaram que o recordista mundial dos 42 km, Haile Gebrselassie, estaria de volta à prova. A estrela maior da disputa foi campeão consecutivo entre 2006 e 2009 e ainda é detentor do recorde mundial, conquistado justamente no percurso alemão.    

“Eu amo correr a Maratona de Berlim. O público é fantástico e, em um bom dia, tudo é possível neste percurso extremamente rápido”, declarou Haile, que quer garantir na prova a vaga para as Olimpíadas de Londres 2012.

Ao final da maratona de Nova Iorque em novembro do ano passado, quando abandonou a disputa com dores no joelho, o corredor anunciou a aposentadoria. Mas mudou de ideia pouco tempo depois e correu, e venceu, a Meia Maratona de Viena e os 10 km de um corrida em Manchester, na Inglaterra.  

A Britânica Paula Radcliffe, recordista mundial na Maratona, também correrá em Berlim no próximo dia 25. Em 2003, Paula estabeleceu a marca de 2h15min25s na Maratona de Londres e, desde então, não foi superada. Aos 37 anos, esta será a primeira prova que Paula vai correr após dar a luz ao seu segundo filho, nascido em setembro de 2010.  

A corredora inglesa avisa que o seu objetivo é conseguir qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, e o percurso rápido da capital alemã é o motivo da escolha da prova para marcar sua volta. A principal rival na disputa deve ser a alemã Irina Mikitenko, bicampeã da Maratona de Londres em 2008 e 2009, e detentora do recorde do percurso em 2008 – 2h19min19s.

No ano passado, a prova foi disputada com muita chuva e teve como campeões o queniano Patrick Makau (2h05min08s) e a etíope Aberu Kebede (2h23min58). 

Maratona de Boston 2012 – As inscrições para a 116ª Maratona de Boston em 16 de abril de 2012 já estão abertas desde esta segunda-feira. Apesar de exigir tempo de qualificação, as vagas costumam acabar rapidamente. A prova também integrante do World Marathon Majors. Para mais informações e saber os tempos de qualificação acesse o site oficial www.baa.org.

Mapa do percurso da Maratona de Berlim:

 

Matéria relacionada:
Qual a maratona dos seus sonhos?