divulgaçãoFoto: divulgação

Recordista mundial de maratonas faz sua 990ª prova

Atualizado em 05 de dezembro de 2016

Durante a San Antonio Rock ‘n’ Roll Marathon, que aconteceu neste domingo (4), nos EUA, uma atleta conseguiu atingir um feito único entre corredoras do mundo todo. Parvaneh Moayedi, 52 anos, completou sua 990ª maratona, sendo que sua meta é atingir a marca de 1.001 maratonas até o dia 31 de dezembro.

Nascida no Irã, Parvaneh é duas vezes recordista mundial, tendo entrado para o Guinness Book por ser a mulher que mais correu maratonas em um ano (168) e pelo maior número de maratonas consecutivas feitas por uma mulher (17). Ela já correu nos sete continentes, tendo completado duas vezes a Badwater 135 Ultramarathon (2013 e 2014), considerada uma das provas mais difíceis do mundo, com 217 km.

O esporte entrou em sua vida no ano 2000, quando já havia se mudado para os Estados Unidos. “Eu costumava ser viciada em trabalho e era também fumante. Acho que eu apenas substitui esses maus hábitos por outros bons e saudáveis”, declarou.

 

 

Ao longo dos últimos dezesseis anos, a atleta correu uma média de 60 maratonas por ano. Para atingir a meta de 1.001 provas, ela terá 27 dias para cruzar as onze linhas de chegada que faltam, o que a essa altura não parece ser um grande esforço para ela.

Além de corredora, Parvaneh faz palestras e administra sua empresa “I Ran Marathons”, que organiza provas em San Antonio, cidade onde mora no Texas.