Recordista é flagrado com Nike Vaporfly disfarçado de outra marca

Atualizado em 10 de maio de 2019
Mais em Notícias

Os possíveis benefícios gerados pelo uso dos famosos tênis Nike Vaporfly 4% estão fazendo até atletas profissionais patrocinados por outras marcas utilizarem o modelo. Neste fim de semana, o austríaco Lemawork Ketena estabeleceu o recorde nacional da maratona, mas o que chamou a atenção não foi seu tempo de 2h10min44s, mas uma foto em que fica evidente que ele correu com o tênis da Nike pintado como se fosse um modelo da Adidas, sua patrocinadora.

O pretendido disfarce de Ketena, nascido na Etiópia e representante da Áustria, foi descoberto por meio de uma foto, em que ele está correndo em um pelotão ao lado de outros atletas usando o Nike Vaporfly na Maratona de Viena.

Apesar de o cabedal de seu tênis parecer com um da Adidas, a sola era igual aos modelos usados pelos atletas a seu lado.

A situação reviveu a polêmica sobre a vantagem que os tênis criados pela Nike para o desafio Breaking2, com placa de carbono, promove aos corredores, o que alguns classificam como doping tecnológico.

Seu uso está tão difundido entre profissionais que a Nike, mesmo sem patrocinar atletas, foi vice-campeã do shoe count do Ironman de Kona 2018, com 14,9% de participação. Em 2017, antes do lançamento do Vaporfly, a marca esteve presente nos pés de apenas 5.7% dos triatletas.

Matéria publicada originalmente em Atletas.info