Reprodução (Twitter)Foto: Reprodução (Twitter)

Jovem bate recorde ao correr 1600m com malabares em menos de 5 min

Atualizado em 18 de maio de 2018
Mais em Notícias

Correr uma milha (1,6 km) em menos de 5 minutos é uma tarefa que nem todos conseguem realizar. Imagine, então, correr essa milha fazendo malabarismos com três bolas. Parece impossível? O jovem Zach Prescott, de 21 anos, quebrou o recorde mundial dessa “modalidade”: 4min43s2.

Prescott foi 0s6 mais rápido do que Kirk Swenson, que detinha a marca desde 1986, e agora aguarda o reconhecimento do Guinness, o Livro dos Recordes.

 

 

O garoto já tinha uma carreira relativamente longa na corrida, esporte que pratica desde os 12 anos. Apesar de nunca ter competido em provas de uma milha, ele tem experiência nos 3 mil metros com obstáculo e nos 10 mil metros –  nesta distância, seu recorde pessoal é de 31min30s.

O malabarismo o acompanha desde a quarta série, quando seu professor fundou um clube durante um recesso escolar. Mas demorou bastante para Prescott combinar os seus talentos: “Honestamente, só percebi no último ano que isso é uma coisa que as pessoas fazem”, disse à Runner’s World americana.

Inspirado por Michal Kapral, que detém o recorde de maratona com malabarismo (2h50min12s), Zach tentou quebrar o recorde da milha ainda no ano passado, mas o estádio de sua universidade estava sendo preparado para a formatura, e um trator o atrapalhou nos últimos metros.

Em 2018, com uma “torcida” de 20 pessoas o apoiando, o corredor deixou as bolas caírem duas vezes, mas na terceira tentativa o resultado veio: “A torcida queria muito que eu conseguisse, então eu estava pensando que deveria continuar tentando até conseguir”.

Surpreendentemente, Prescott não precisou de treinos diferenciados para alcançar o recorde. Além dos seus treinos de corrida, ele costuma praticar o malabarismo como uma forma de descontração. A única mudança em sua rotina foi no dia anterior à corrida, quando deu alguns tiros de 200m enquanto realizava os malabarismos.

Para comemorar, o jovem planeja visitar o Festival da Associação Internacional de Malabaristas: “Acho que vai ser divertido, deve ser a única comunidade que realmente saberia quem eu sou”.