Divulgação/IAAFFoto: Divulgação/IAAF

Queniana quebra recorde mundial na meia maratona feminina

Atualizado em 10 de fevereiro de 2017
Mais em Notícias

A queniana Peres Jepchirchir quebrou o recorde mundial na meia maratona feminina nesta sexta-feira, 10, ao registrar o tempo de 1h05min06s na Maratona de Ras Al-Khaimah, nos Emirados Árabes.

A atleta de 23 anos, vencedora do Mundial promovido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 2016, diminuiu a marca anterior em três segundos, alcançada por sua compatriota Florence Kiplagat, em Barcelona, há dois anos.

Detalhe: a nova recordista na meia maratona precisou superar um grave problema de saúde no fim de 2016. Uma pneumonia a tirou dos treinamentos por dois meses.

 

 

 

Jepchirchir foi acompanhada de perto pelas também quenianas Mary Keitany e Jemima Sumgong por mais de três quartos da maratona, mas aumentou seu ritmo a partir do 15º quilômetro e abriu uma margem confortável para suas adversárias.

Keitany terminou a prova em 1h05min13 e levou a prata. Joyciline Jepkosgei, também do Quênia, cruzou a linha de chegada em 1h06min08s e garantiu o bronze.

Entre os homens, os três primeiros colocados também foram quenianos. Bedan Karoki cruzou a linha de chegada em 59min10s e ficou com a primeira colocação. Yigrem Demelash e Augustine Choge completaram o pódio, com 59min19s e 59min26s, respectivamente.

Na categoria masculina, o recorde mundial pertence ao eritreu Zersenay Tadese, que em 2010 cravou o tempo de 58min23s.

Assista ao vídeo com os melhores momentos da prova: