IAAFFoto: IAAF

Holandesa e suíço quebram recorde mundial nos 5 km de rua

Atualizado em 18 de fevereiro de 2019
Mais em Notícias

A holandesa Sifan Hassan e o suíço Julien Wanders venceram neste domingo (17) os 5 km da prova de Herculis, em Mônaco, e estabeleceram os recordes mundiais da distância em eventos disputados na rua.

Em pista, os recordes seguem com Tirunesh Dibaba (14min11s) e Kenenisa Bekele (12min37s).

Hassan, de 26 anos, cruzou a linha de chegada em 14min44s e ficou surpresa com seu próprio desempenho.

“Depois de correr 3 km, eu estava devagar e pensei: ‘Não vou conseguir [quebrar o recorde]'”, afirmou a holandesa. “Eu realmente desisti de quebrar a marca, mas imprimi um ritmo forte no final e corri bem nos últimos 200 metros. Estou muito feliz. É meu primeiro recorde mundial”.

Ela terminou com uma boa vantagem sobre a britânica Laura Weightman, que alcançou o segundo lugar ao registrar 15min29s.

Depois de quebrar o recorde europeu nos 21 km na semana passada, que pertencia ao britânico Mo Farah, Wanders registrou o tempo de 13min29s, superando a antiga marca por um segundo. Agora, o suíço de 22 anos detém o recorde mundial nos 5 km de rua, o recorde europeu nos 10 km e também na meia-maratona.

“Eu estava confiante. A única coisa foi que eu peguei gripe há três dias, então foi um desafio para mim. Eu não tinha certeza do que poderia fazer aqui. Eu queria terminar por volta de 13min20s. Perdi um pouco de ritmo e, no final, consegui fazer em 13min29s”, lembrou Wanders.

Nascido e criado na Suíça, Wanders, um dos melhores atletas da atual geração nas distâncias que disputa, tem sua evolução na corrida intimamente ligada a uma escolha que fez logo após se formar na escola. Para “aprender como se tornar um campeão”, segundo suas próprias palavras, ele foi ao Quênia e aprimorou sua técnica de corrida. Clique aqui para ler o perfil do suíço.

A distância de 5 km de rua foi incluída pela IAAF na lista de recordes em novembro de 2017. Bernard Kibet, com 13min30s, e Caroline Kipkurui, com 14min48s, foram os primeiros recordistas.