Great Scottish Run tem recorde cancelado por erro no percurso

Atualizado em 30 de janeiro de 2017
Mais em Notícias

Um erro por parte dos organizadores tirou de Callum Hawkins, de 24 anos, o recorde da Great Scottish Run, na Escócia. Isso porque descobriram que o percurso da meia-maratona de Glasgow era quase 150 metros menor do que deveria ser. O tempo de 1h00min22s do atleta britânico superou o recorde do etíope Haile Gebrselassie na prova, estabelecido em 2013, de 1h01min09s.

Os organizadores do evento pediram desculpa para Callum e disseram que o britânico merecia que o recorde na meia-maratona de Glasgow fosse aceito pela ótima corrida realizada. A queniana Betsy Saina, vencedora da prova feminina, também teve seu nome lembrado no pedido de desculpas. Segundo eles, esse foi um erro humano, em que uma pequena parte da rota não foi seguida corretamente em Bellahouston Park, gerando essa falha.

 

 

Para o próximo ano, medidas devem ser tomadas para que o erro não se repita. Segundo o diretor de corrida, Andy Michelmore, esse foi um incidente isolado. Ele disse ter ficado desapontado com a organização da prova por conta disso.

Callum terminou em nono na maratona dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e teria obtido na Great Scottish Run, caso o recorde fosse validado, o recorde nacional escocês – e o segundo melhor tempo no Reino Unido para os 21 km.