Queniano bate recorde mundial nos 5 km com pace de 2min40s/km

Atualizado em 11 de novembro de 2019
Mais em Notícias

O queniano Robert Keter quebrou o recorde mundial dos 5 km de rua no último sábado, ao vencer a Urban Trail Lille, na França, com a marca de 13min22s – pace de 2min40s/km. O tempo é sete segundos mais rápido do que o do suíço Julien Wanders, que ostentava o recorde mundial com 13min29s, desempenho obtido em Mônaco no início deste ano.

Keter, que nunca tinha participado de uma prova de 5k, não estava nem entre os favoritos do evento disputado na cidade de Lille. Seus compatriotas Stanley Waithaka e Davis Kiplangat, e o etíope Milkes Mengesha eram apontados antes da disputa como principais concorrentes à vitória na prova, disputada em terreno praticamente plano e por isso propícia para a obtenção de bons tempos.

“Estou muito, muito feliz”, disse Robert Keter. “A prova foi ótima, foi a minha primeira corrida de 5 km”, completou o atleta, que chegou a ter seu lugar no pódio ameaçado a 1 km para a linha de chegada. A velocidade no sprint, no entanto, garantiu ao queniano a vitória e o recorde mundial dos 5 km.

 

Keter correndo

O tempo de Keter na prova francesa ainda aguarda ratificação da Iaaf para ser considerado oficialmente recorde mundial dos 5 km na rua.

A prova de 5k foi introduzida como elegível para recordes mundiais em novembro de 2017, não levando em conta tempos previamente obtidos. Julien Wanders obteve a marca de 13min29s no início deste ano. Poucas semanas depois, Edward Cheserek igualou o tempo do suíço.

Apesar de a marca de 13min22s ser o novo recorde mundial dos 5k, outros atletas já tiveram desempenhos melhores antes de a distância ser elegível para recorde. A marca mais rápida já registrada para a distância é de Sammy Kipketer: 13min00s.

O pódio masculino em Lille foi todo queniano, já que o segundo lugar ficou com Gilbert Kwemoi que finalizou com 13min28s e logo em seguida cruzou a linha de chegada Stanley Waithaka, com o mesmo tempo oficial do vice.

Mercy Jerop, de apenas 17 anos, garantiu a dobradinha queniana no primeiro lugar, vencendo a corrida feminina em 16min21s. As francesas Fanny Pruvost e Oceane Griffart garantiram, respectivamente, o segundo e terceiro lugares com 16min47s e 18min21s.