Quem é Guye Adola, que competiu até o final com Eliud Kipchoge em Berlim?

Atualizado em 27 de setembro de 2017
Mais em Notícias

Durante a Maratona de Berlim, realizada no último domingo, enquanto todos os olhos estavam voltados para os favoritos Kenenisa Bekele, Wilson Kipsang e Eliud Kipchoge, um outro atleta chamou a atenção. Trata-se do etíope Guye Adola, um corredor que estreava nos 42 km.  

Se por um lado Bekele e Kipsang desapontaram por não conseguirem acompanhar o pelotão de frente, Kipchoge competiu lado a lado com a surpresa Adola, que assumiu a liderança da Maratona de Berlim por alguns quilômetros; porém, o azarão não aguentou a pressão do queniano, que venceu por 14 segundos de diferença.

O etíope terminou a prova em segundo lugar, com o tempo de 02h03min46s. Com isso, ele se tornou o debutante mais rápido da história em uma maratona. 

 

 

Mas quem é Guye Adola? Como, em sua estreia, conseguiu manter o ritmo de um dos melhores atletas do mundo e superar outros dois? Calma, apesar de ter sido sua primeira maratona, Adola não começou a correr ontem… 

O africano de 26 anos estreou em 2014, no Campeonato Mundial de Meia-maratona, organizado pela IAAF, em Copenhague, na Dinamarca, onde ganhou a medalha de bronze com um tempo de 59min21s.

Um mês depois, ele competiu em Dongio, na Suíça, onde ficou novamente com a terceira colocação na corrida Giro Media Blenio, de 10 km, com o tempo de 28min22s. Ainda no mesmo ano, Guye Adola atingiu sua melhor marca nos 10 mil metros, 27min09s, na corrida Prefontaine Classic da Diamond League, realizada em Eugene, Oregon, nos Estados Unidos. 

Guye Adola pertence a etnia oromo, como Bekele e Feyisa Lilesa, refugiado nos Estados Unidos depois de ganhar a medalha de prata na maratona dos Jogos Olímpicos do Rio, devido a conflitos políticos com o governo da Etiópia. Guardem esse nome!