ReproduçãoFoto: Reprodução

Polonês passou dos 105 anos correndo e sem consultas médicas

Atualizado em 22 de fevereiro de 2017
Mais em Notícias

O polonês Stanislaw Kowalski, que completa 107 anos em abril, passou de um século de vida como se não sentisse o peso da idade. Ele reconhece que consultas médicas nunca fizeram parte de sua rotina, enxerga a vodca como algo “obrigatório para a saúde”. Apesar do estilo de vida hedonista, é o recordista mundial dos 100 metros na categoria masculina acima dos 105 anos, registrando o tempo de 34s50 em uma competição realizada em Torun, na Polônia, em junho de 2015.

“Tem que passear, correr e não se preocupar com os médicos. Eu não tomo nenhum remédio, não estou em nenhuma dieta e, à noite, tomo uma vodca obrigatória para a saúde”, disse o sorridente corredor em 2015, quando recebeu uma homenagem das autoridades polonesas por sua contribuição para a popularização do esporte.

Nascido em 1910 na pequena cidade de Konskie, Kowalski não teve uma vida fácil. Viu de perto as duas principais guerras do século passado, escondeu-se de soldados alemães no período de invasão à Polônia, passou fome, dormiu em locais muito frios e trabalhou duro em ferrovias e fazendas.

 

 

Kowalski ressalta que, mesmo com as dificuldades enfrentadas, seus familiares também são longevos. Sua mãe viveu até os 99 anos; a esposa, até os 90.

Segundo Regina Baszak, sua filha, o pai sempre esbanjou senso de humor e alegria por onde passou. A resposta de Kowalski na hora de falar de si mesmo confirma sua fama.

“Eu sou especial. Me sinto, pelo menos, 50 anos mais jovem do que sou. O fato de eu viver muito tem a ver com meus bons genes, mas também com a minha vontade de viver. A vida deve ter movimento e ar fresco. Ficar sentado em casa não ajuda ninguém”, concluiu, em entrevista ao jornal polonês Gazeta Wroclawska em 2016.