Mais segurança na Maratona de Boston

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Na próxima segunda-feira (20 de abril), acontece a 119ª edição da Maratona de Boston. E a prova marca, também, dois anos dos atentados ocorridos em 2013, que matou três pessoas e feriu outras 264. Para tranquilizar os 30 mil corredores que devem lotar as ruas da cidade e que marcam um recorde de inscritos para a prova, a polícia local adotou medidas de segurança extras.

Em carta divulgada pela NBC, o comissário de polícia e responsável pela segurança da prova, William B. Evans, descreveu os planos de segurança para a Maratona de Boston deste ano. Nela, o policial explica que as atividades relacionadas à maratona terão início na sexta-feira (17 abril) e continuarão durante todo o fim de semana para que problemas sejam evitados. Além disso, para aumentar a sensação de segurança, o Departamento de Polícia de Boston (BPD) terá um aumento no número de policiais uniformizados e à paisana que estarão distribuídos pelo percurso da maratona. Câmeras de segurança foram instaladas ao longo dos 42 km e pontos de observação serão definidos próximos à linha de chegada para monitorar os corredores e o público presente.

Medidas com os espectadores também serão tomadas, visto que eles não poderão entrar na área da maratona com grandes itens como mochilas e bolsas. Como o tráfego de veículos será proibido próximo às ruas que receberão a prova nos dias que antecederam a maratona, e também na segunda-feira, a polícia recomenda o uso dos ônibus que circularão exclusivamente para locomover os participantes e o público até a área da competição.

Boston nas telonas
A Maratona de Boston será tema de dois filme. Depois de divulgado o trailer do documentário Boston, produzido pela Boston Athletic Association e com lançamento previsto para o final de 2015, o ator Mark Wahlberg também fará um longa sobre o atentado que rolou no durante a maratona de 2013.

De acordo com o site Mashable, além de produzir o filme, que deve chamar Patriot’s Day, a estrela de Hollywood ainda deve interpretar o papel do comissário de polícia Ed Davis, responsável pelas investigações que levaram aos dois culpados pelo ataque, os irmãos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev.