Phil Knight deixará presidência da Nike

Atualizado em 04 de agosto de 2016

Um das marcas esportivas mais conhecidas e emblemáticas do mundo vai passar por mudanças em 2016. Segundo informações do  The Oregonian, o atual presidente do conselho de diretores da Nike, Phil Knight, 77 anos, anunciou na última terça-feira (30 de junho) que vai deixar o cargo. Nenhuma data foi definida para a sua partida, mas a Nike planeja nomear o novo presidente no ano que vem.

Ex-corredor de meia distância da Universiadade de Oregon, Knight é co-fundador da marca, que nasceu nos anos 1964 com o nome Blue Ribbon Sports e passou a ter o nome e a logomarca atuais em 1971.

O nome de seu substituto não foi definido, entretanto, ainda segundo o The Oregonian, Knight indicou o nome de Mark Parker, CEO da Nike. Mesmo com sua saída, Knight pretende continuar envolvido com os projetos da Nike.

Além disso, a empresa anunciou que o filho de Knight, Travis Knight, 41 anos, executivo-chefe do estúdio de cinema Laika, vai se juntar ao conselho de administração da Nike.

Na semana passada, a marca ainda anunciou que sua renda anual cresceu 22%, chegando a US$ 30,6 bilhões. Knight faz parte da lista da revista Forbes como uma das 50 pessoas mais ricas do mundo. Seu patrimônio é avaliado em US$ 24 bilhões.

Veja parte do comunicado de Phil Knight sobre a sua saída:

“Eu tenho trabalhado em estreita colaboração com o conselho da Nike no desenvolvimento deste plano e em identificar a pessoa mais qualificada para assumir como o meu sucessor. Acredito que Mark é a melhor escolha para tanto. Ele tem sido um excelente CEO durante os últimos nove anos e tem demonstrado seu amor por esta empresa e sua visão clara para capturar o enorme potencial que a Nike tem de inovar, inspirar e impulsionar o crescimento.
Quanto a mim, tenho a intenção de continuar trabalhanod na Nike e estou ansioso para contribuir para o seu futuro depois que a minha presidência terminar.”