Paris: a mais charmosa das maratonas neste domingo

Atualizado em 30 de maio de 2017
Mais em Notícias

Cruzar a linha de chegada de uma maratona nas proximidades do simbólico e histórico Arco do Triunfo, na capital francesa, é um sonho para a grande maioria dos corredores e, no próximo domingo (11), 40 mil deles se reunirão para a mais charmosa das disputas de 42 km do mundo, a Maratona de Paris.

A 34ª edição da popular maratona terá como sempre corredores de diversas partes do mundo, com largada às 8h45 na Champs Élysées. E da famosa avenida os corredores seguem para outros pontos não menos conhecidos da capital francesa, como a Praça de La Concorde, Rua Rivoli, Praça da Bastille, passando ao lado do Museu do Louvre, D’Orsay, da Torre Eiffel, até a chegada nas proximidades dos Arcos do Triunfo.  

A prova atrai em sua maioria corredores masculinos, que representam geralmente cerca de 80% dos participantes. O número de estrangeiros também é grande, correspondendo aproximadamente a 30% do total de inscritos, todos atraídos, claro, pelo belo percurso. A prova é uma das maiores do mundo em número de corredores, e atrai um público cativo pelas ruas da cidade para assistirem aos atletas passarem. Na noite anterior à prova é realizado o tradicional jantar de massas, que costuma reunir mais de 15 mil pessoas.   

Nos últimos dois anos a vitória na elite ficou com os corredores africanos. Em 2009, o queniano Vincent Kipruto foi o campeão masculino com o tempo de 2h05min47s, além de estabelecer o novo recorde da prova. A etíope Atsede Bayisa venceu entre as mulheres com o tempo de 2h24min42s, porém, o recorde feminino ainda é de 2002, estabelecido pela belga Marleen Renders – 2h23min05s.

 

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom