DivulgaçãoFoto: Divulgação

COI anuncia novos eventos para a Olimpíada de Tóquio

Atualizado em 09 de junho de 2017
Mais em Notícias

A assembleia do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou, durante reunião realizada em Lausanne, na Suíça, 15 novas modalidades para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Na natação, 800m (masculino) e 1500m (feminino), além do revezamento 4x100m medley misto, são as novidades. No atletismo, a categoria estreante é a do revezamento misto 4x400m. O BMX terá versões para homens e mulheres no Japão. Também no ciclismo, o madison agora tem vez. O revezamento misto no triathlon também aparece na programação olímpica para 2020. Duplas mistas no tênis de mesa, eventos por time na esgrima disputas coletivas no tiro com arco e basquete 3×3 para homens e mulheres completam a lista.

 

 

Kit McConnell, diretor esportivo do COI, classificou a medida como “um passo importante para a igualdade de gênero”. A decisão tomada na Suíça caminha para que a Olimpíada de Tóquio tenha um equilíbrio de gênero próximo aos 50%, tanto em atletas como em eventos.

“Os novos eventos aprovados são fascinantes e representam uma mudança gradual no programa olímpico. Estou muito feliz pelos Jogos Olímpicos de Tóquio serem mais jovens, mais urbanos e com maior presença de mulheres”, declarou Thomas Bach, presidente do COI.

Cinco novos esportes passarão a fazer parte dos Jogos em 2020: softbol (versão feminina do beisebol), surfe, escalada esportiva, caratê e skate.