Novos campeões na estrada

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Antônio Fernando Garnero (Funvic Brasilinvest São José dos Campos) e Marcia Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo) são os novos campeões brasileiros de estrada e vestirão a camisa verde e amarela pelo restante da temporada. A disputa ocorreu no último final de semana em São Carlos, interior de São Paulo.

As mulheres foram as primeiras a competir. No sábado (28), percorreram 102 km em um circuito montado no Parque Dahma. Marcia completou o percurso em 3h08min30s. Emocionada após a conquista, a ciclista agradeceu suas irmãs, que a ajudaram muito durante a prova.

“Durante a prova, minha família me incentivou muito. Minhas irmãs, Janildes e Clemilda, que estavam comigo no grupo principal da prova, disseram que confiavam muito em mim e que eu poderia tentar me destacar, então faltando três voltas para a chegada, decidi arriscar. O momento era tenso por estarmos próximo do final da prova, mas acreditei no meu potencial e consegui terminar com a vitória. Quero aproveitar para parabenizar a Confederação Brasileira pelo trabalho e empenho na realização da competição e também agradecer toda a minha família pelo apoio”, declarou Marcia Fernandes, de apenas 23 anos.

A segunda colocação ficou para Flavia Oliveira, que chegou a liderar a prova em vários momentos. Flávia completou o percurso com o tempo de 3h09min12s. Completando o pódio na terceira colocação terminou a bicampeã brasileira Luciene Ferreira, de São José dos Campos

No sub-23, a medalha de ouro ficou com Nayara Gomes, de apenas 20 anos, de Araçatuba. Thais Camila, de Indaiatuba, foi prata e Viviane Santos, também de Araçatuba, a medalha de bronze.

No domingo (29), foi a vez dos homens entrarem em ação. Foram 22 voltas em um circuito de 8,5 km, totalizando 187 km. Depois de muita disputa, sete atletas conseguiram se distanciar e travaram um grande duelo entre si. Após alguns quilômetros, apenas quatro atletas persistiam na liderança: Rodrigo Nascimento e Thiago Nardin (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) e Antonio Garnero e Roberto Pinheiro (Funvic/São José dos Campos). Rodrigo, campeão brasileiro em 2013, acabou tendo problemas mecânico nas últimas voltas e ficou para trás.

Na última volta, Antonio Garnero, 30 anos, arrancou forte no trecho de subida e seguiu sozinho para cruzar a linha de chegada e comemorar a sua primeira grande vitória no ciclismo. O atleta que pedala há cinco anos, chegou emocionado e muito alegre com sua conquista. A equipe Funvic/São José dos Campos completou a dobradinha com a medalha de prata conquistada pelo atleta Roberto Pinheiro.

“Eu sabia desde o começo que o posicionamento era muito importante nessa prova e que era necessário andar sempre na frente. Acabamos ficando em maioria na fuga e fizemos um excelente trabalho. Na última subida eu tive a oportunidade de atacar e finalizar com essa grande vitória”, declarou Garnero.

Na terceira colocação, com muitas câimbras, completou Thiago Nardin, 25 anos.Entre os atletas da Sub-23, quem levou a melhor foi o paranaense Marcelo Dill, que defende a equipe SMEL/Foz do Iguaçu. Na segunda colocação terminou Andre Almeida, da Funvic/São José dos Campos, seguido por Antonio Luan, da Associação Radical Sports Club/Boituva.