ShutterstockFoto: Shutterstock

Novas datas para as Olimpíadas de Tóquio são confirmadas em 2021

Atualizado em 30 de março de 2020
Mais em Notícias

Os Jogos Olímpicos de Tóquio já têm uma nova data para serem realizados. A competição, adiada devido à pandemia de coronavírus, será disputada entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, em programação confirmada nesta segunda-feira pelo Comitê Organizador das Olimpíada de Tóquio 2020 e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A data para os Jogos foi anunciada menos de uma semana depois da definição do adiamento da competição, programada para ocorrer originalmente entre 24 de julho e 9 de agosto. Assim, o evento ocorrerá exatamente com um ano de atraso. Os Jogos Paralímpicos serão de 23 de agosto a 4 de setembro.

“Com esse anúncio, estou confiante que, trabalhando junto ao Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020, o governo de Tóquio, o governo do Japão e todos nossos parceiros, vamos superar esse desafio sem precedentes. A humanidade está em um túnel escuro. Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim dele”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.

Os Jogos no Japão estavam programados para começar dia 24 de julho deste ano, mas os envolvidos na organização estavam sob forte pressão para definir o adiamento, o que só foi concretizado na última terça-feira, 24 de março.
Competições classificatórias já haviam sido suspensas, comitês olímpicos nacionais e estrelas do esporte tinham se manifestado a favor da mudança de data e países como Canadá e Reino Unido já tinham anunciado que não mandariam seus atletas para as Olimpíadas caso a data fosse mantida.

No comunicado em que confirma a nova data dos Jogos, o COI diz que o adiamento das Olimpíadas dá às autoridades de saúde e aos organizadores do evento tempo para lidar com o cenário em constante mudança causado pela pandemia de Covid-19.

A entidade também confirmou que os atletas e equipes classificados para Tóquio-2020 em sua data original manterão suas vagas para a competição, embora ainda não estejam definidos todos os critérios de qualificação para o restante das vagas.

“É preciso de tempo para a seleção e classificação dos atletas, assim como para seu treino e preparação, e o consenso era que seria preferível achar uma nova data nas férias de verão do Japão. Levando em conta a logística de transporte, voluntários e ingressos para os eventos, tanto para quem está no Japão quanto no exterior, assim como levando em conta a situação da Covid-19, pensamos que o melhor seria adiar os Jogos para um ano depois do planejado”, afirmou o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, Mori Yoshiro.