Música e corrida, uma dupla campeã

Atualizado em 20 de dezembro de 2017

Se você é daqueles que não consegue correr sem ouvir música, saiba que agora a ciência está do seu lado. De acordo com estudo publicado no Journal of Strength & Conditioning Research, as melodias motivam a melhora da performance na corrida corrida de rua e ainda ajuda na recuperação pós-treino.

Os pesquisadores Marcelo Bigliassi, Umberto León-Domínguez, Cosme Buzzachera, Vinicius Barreto-Silva e Leandro Altimari descobriram que a música ativa áreas do córtex pré-frontal durante a corrida, o que melhora o rendimento significativamente.

Para a descoberta, os cinco estudiosos submeteram 15 corredores experientes de longa distâncias, com média de 25 anos, a corridas de 5 km em uma pista de cooper. Eles foram divididos em grupos que escutaram diferentes tipos de músicas em momentos distintos da corrida.

Parte dos corredores escutou músicas motivacionais antes de correr os 5 km, outros foram submetidos a músicas motivacionais lentas durante as passadas, mais alguns escutaram melodias rápidas e motivacionais também durante os 5 km, enquanto outros ouviram músicas calmas após a corrida. Para saber a real influência das músicas nos corredores, avaliações psicofisiológicas foram feitas antes, durante e depois dos testes.

Com isso, as músicas escolhidas foram consideradas agradáveis e capazes de ativar o cérebro de forma diferenciada. Aqueles que escutaram a música lenta, surpreendentemente, mostraram melhor percentual de melhora no rendimento, o que ficou na casa dos 89%. Os corredores que escutaram melodias agitadas tiveram um ganho de 85%, enquanto que os que ouviram temas motivacionais antes da corrida tiveram melhora de 39%. As melodias escutadas após a prova ainda ajudaram na recuperação dos atletas.