Mundial de Atletismo: punido por um não

Atualizado em 30 de maio de 2017
Mais em Notícias

O fato de Nick Symmonds ser o atual campeão americano dos 800m no atletismo e vice-mundial da categoria não impediu de a Seleção Americana cortar o atleta da equipe que vai para o Mundial de Atletismo, que será realizado entre 22 e 30 deste mês, em Pequim, na China. O motivo: Symmonds, patrocinado da Brooks Running, não aceitou a imposição da USATF (Federação Americana de Atletismo) de que toda a delegação só vai competir de Nike, patrocinadora oficial da federação.

Symmonds, além de se dizer muito orgulhoso de não ir ao Mundial de Atletismo na China para poder lutar pelo direto dos atletas à individualidade, anunciou também que tem “provas” de que a USATF está roubando milhões de dólares dos atletas e fazendo receitas com o duro trabalho da equipe americana.

O atletista de 31 anos é conhecido por ter personalidade forte e ser um grande defensor da liberdade para o marketing pessoal. Em 2012, ele fez uma tatuagem temporária de uma agência de publicidade no ombro, recebendo U$11 mil. Para poder competir nos Jogos de Londres, ele foi obrigado a por uma tira preta no local.

No último Mundial de Atletismo, realizado em Moscou, na Rússia, o norte-americano do Oregon dedicou a medalha de prata nos 800m a todos os amigos gays dele, como forma de protesto sobre as orientações da organização russa de que os atletas não se manifestassem sobre assuntos voltados ao universo LGBT.