Mulher de 100 anos bate recorde nos 100 m rasosFoto: Mulher de 100 anos bate recorde nos 100 m rasos

Mulher de 100 anos bate recorde nos 100 m rasos

Atualizado em 20 de setembro de 2016

Em qualquer esporte, o último atleta a chegar não costuma ser motivo para chamar atenção. Porém, no último fim de semana, em uma prova na Filadélfia, uma corredora conseguiu incendiar uma multidão ao cruzar por último a linha de chegada. Com o tempo de 1min17s33, a americana Ida Keeling, de cem anos de idade, bateu o recorde nos 100 m rasos na sua faixa etária.

A conquista se deu durante a Peen Relays, uma tradicional competição de atletismo dos Estados Unidos, em uma prova destinada a corredores com mais de 80 anos. “É um ótimo exemplo do que você é capaz de fazer por você mesmo”, disse a atleta aos organizadores do evento. Após a prova, Ida ainda fez algumas flexões de braço no gramado ao lado da pista, mostrando ter realmente uma ótima saúde.

No começo do mês, em um entrevista para o New York Times, Ida contou que começou a correr aos 67 anos para superar a depressão após a morte de dois dos seus quatro filhos. Sua filha e também treinadora, Shelley Keeling, tem sido sua incentivadora desde então, inscrevendo-a em diversas provas de corrida.

“Estou orgulhosa de ver que minha mãe tem sido uma inspiração e um exemplo não apenas aos jovens, mas também às pessoas da idade dela”, disse em entrevista à Runner’s World. Além do novo recorde, Ida possui também a melhor marca na distância de 60 metros para mulheres entre 90 e 95 anos, com 29s86.