DivulgaçãoFoto: Divulgação

Mulher mais velha a completar uma maratona morre nos EUA

Atualizado em 17 de outubro de 2017
Mais em Notícias

Harriette Thompson,a maratonista mais velha do mundo, faleceu com 94 anos. Ela estava internada desde o dia 6 de outubro, quando sofreu uma queda durante uma ação social em Charlotte, nos Estados Unidos.

Thompson se tornou conhecida em 2015, quando terminou a San Diego Rock ‘n’ Roll Marathon em 7h24min36s e se tornou a mulher mais velha a completar os 42 km em uma prova. À época com 92 anos e 93 dias, ela quebrou o antigo recorde de Gladys Budrill, que correu os 42 km em Honolulu, aos 92 anos e 19 dias de idade, com o tempo de 9h53min.

Desde jovem, Thompson já mostrava uma paixão em praticar atividades físicas: “Eu sempre queria fazer as coisas rápido”, disse em entrevista ao Charlotte Observer. Nascida em 1923, a atleta só começou a participar de corridas nos anos 1970, e se inscreveu para sua primeira maratona em 1999, já com 76 anos de idade e depois de passar por algumas dificuldades.

Em 1985, o seu primeiro câncer foi diagnosticado no céu da boca – os médicos tiveram de retirar a parte superior do seu maxilar para controlar a doença. Em 2013, quando já era assídua na maratona de San Diego, Thompson  pulou a prova para tratar novamente um câncer oral e precisou remover quase todos os dentes.

No ano seguinte, mesmo estando sob tratamento de um carcinoma de células escamosas nas pernas, ela retornou a San Diego para correr e não decepcionou: sua marca de 7h7min42s é o recorde para uma mulher entre 90 e 94 anos segundo a USA Track & Field.

Em junho deste ano, a maratonista mais velha do mundo participou novamente do evento, mas disputou a prova de 21 km. Apesar de ter dito ao Observer que não se cansou muito, ela reconheceu seus limites e preferiu não completar os 42km. Sua última prova foi uma de 5 quilômetros em setembro.