DivulgaçãoFoto: Divulgação

Mo Farah é escolhido o melhor atleta britânico de 2017

Atualizado em 18 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

É possível que um corredor tenha mais popularidade que jogadores de futebol badalados, um astro da Fórmula 1 e outros grandes esportistas? Pode parecer  improvável, mas o britânico Mo Farah provou que, com carisma e excelentes resultados, corredores são capazes de cair nas graças do público. Ele foi eleito a personalidade esportiva do ano de seu país em um prêmio organizado pela rede de televisão BBC.

Campeão dos 10.000 metros do Mundial de Atletismo em agosto, Mo foi o primeiro corredor de longa distância a levar a honraria desde que a inglesa Paula Radcliffe, dona do recorde mundial da maratona feminina, ficou com o troféu em 2002.

Votado por 83.524 pessoas, ele superou o motociclista Jonathan Rea, o campeão paralímpico Jonnie Peacock, segundos e terceiro colocados, respectivamente, além de Lewis Hamilton, piloto da Mercedes na Fórmula 1, Chris Froome, campeão do Tour de France, Harry Kane, atacante da seleção inglesa, e a tenista Johanna Konta, nona melhor tenista do mundo.

 

 

Segundo Sean Ingle, colunista do jornal The Guardian, Mo Farah “assumiu seu lugar no coração dos britânicos”

Após ter seu nome lido pelo ex-jogador de futebol Kenny Dalglish na cerimônia, Mo arregalou os olhos e levou a mão à boca, como se não acreditasse no que acabara de ouvir. Sem imaginar que ganharia o troféu, ele preferiu ficar em sua casa, em Londres, a ir para Liverpool, onde foi realizada a cerimônia da BBC.

“Eu, honestamente, não pensei que ganharia. Estou muito surpreso. Era a única coisa [prêmio] que faltava, certo?”, disse.

O troféu da BBC coroa uma temporada perfeita de Mo. Depois de encerrar a sua trajetória pelo atletismo de pista com conquistas expressivas – ele se dedicará às maratonas a partir de 2018 –, ele recebeu o título de “sir” recentemente.

Mo passou por uma situação inusitada enquanto era entrevistado ao vivo. Sentado em um sofá, ele teve dificuldades para responder as perguntas da apresentadora da premiação. O motivo? Sentado no colo de Mo, o filho pequeno do agora atleta mais popular da Grã Bretanha agarrou a gravata do pai e não deu sossego a ele durante a entrevista. A solução foi retirar a criança do local, arrancando risadas na plateia em Liverpool.

 

Números da votação

Mo Farah – 83.524 votos
Jonathan Rea – 80.567
Jonnie Peacock – 73.429
Anthony Joshua – 73.411
Adam Peaty – 63.739
Lewis Hamilton – 60.627
Chris Froome – 47.683
Harry Kane – 18.759
Anya Shrubsole – 15.237
Bianca Walkden – 13.962
Johanna Konta – 7.591