ShutterstockFoto: Shutterstock

Polêmica: Mo Farah e Salazar envolvidos em doping?

Atualizado em 01 de março de 2017
Mais em Notícias

Mo Farah, um dos atletas mais respeitados do mundo da corrida, teria usado substâncias proibidas para melhorar a performance. É o que afirma um relatório da Agência Norte-Americana Antidoping (USADA). Segundo ele, o bicampeão olímpico dos 5.000 e 10.000 metros, seria um dos atletas que o técnico Alberto Salazar dava medicamentos para aumentar o nível de testosterona e melhorar a performance.

O relatório da USADA, escrito antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que registra o possível doping de Mo Farah, apontou o uso da substância L-carnitina, que não é considerada doping, exceto se for ministrada em dose superior a 50 ml em um espaço de seis horas. A L-carnitina é uma substância presente no corpo humano e é prescrita para doenças cardíacas e musculares, entre outras.

 

 

Segundo a entidade, o técnico, juntamente com o médico da equipe de atletas, Jeffrey Brown, teria aplicado o medicamento de forma intravenosa e as provas do doping de Mo Farah seriam substanciais e convincentes. Um dos usos teria acontecido antes da maratona de Londres de 2014, mas a quantidade utilizada na ocasião ainda é desconhecida.

Mo Farah também foi acusado em 2015, mas a Federação Britânica de Atletismo declarou o atleta inocente. Apesar das acusações, Mo Farah se pronunciou em sua conta no Twitter e insistiu em ser um atleta limpo.

 

A polêmica continua até a agência finalizar as investigações.