Miguel Sarkis: Corrida Treinamento e Competição

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Notícias

A Corrida quando realizada com a finalidade da manutenção da saúde deve reunir características que protejam o corpo do corredor, dentro de um objetivo evolutivo, da periodização anual. Para que esta evolução aconteça, a qualidade de vida do praticante deve manter-se harmoniosa com o critério pessoal de vida deste. Se naquela manhã ou final do dia você estiver programado para correr um pouco, verifique se seu corpo está respondendo positivamente.

Para que a corrida promova a saúde do corpo deve ser realizada em ritmo de fácil a médio esforço, em que o equilíbrio de respiração, emoção e esforço se alternem e se complementem. A corrida deve ter características de quase um passeio, um pouco além deste tipo de esforço.

Ela pode ser realizada em seu local de habito, em uma academia, em uma praia, montanha e demais locais, porém, e para completar o nosso assunto, as variações de situações, por viagem ou por situações novas, podem criar algumas formas de obstáculos, o que o fará pensar, muitas vezes, que se sente mais cansado do que de costume.

Pense; se as horas de sono foram, no mínimo, igual o da rotina reveja os hábitos alimentares, caso tenha mudado muito e se você não suprimiu alguma refeição da sua dieta, desta forma, variará a sua resposta física e a condição emocional também.

Quais são as suas respostas para as seguintes perguntas? Sente dor? Sente exaustão? Sente desânimo? Só correrá por que tem uma turma esperando?

Ansioso pela corrida em grupo
Feliz pela corrida em grupo
Irritado pela corrida em grupo
Desanimado pela corrida em grupo

Feliz pela corrida solitária
Irritado pela corrida solitária
Desanimado pela corrida solitária
Você precisa, sempre, de muito mais treinos do que lhe é passado?
Você treina o suficiente em sua sessão de treinos?

Se você estiver com uma um mais destas sensações, de forma costumeira ou em algumas épocas, procure responder a enquete abaixo e nos transmita para que possamos estabelecer uma média de corredores que precisam de acompanhamento e a orientação passará a ser mais apropriada para a maioria dos leitores.

Corrida – Treinamento e Competição

Correr o treino como competição requer uma preparação e pensamento diferenciados, quando programado com relação àqueles que buscam a qualidade de vida simplesmente.

Treinamentos para manter-se bem e competir requerem inteligência do seu praticante e do seu orientador, sob a pena de ter um final não muito feliz. É para se pensar, sempre, nas consequências de treinos desmedidos, para que não adentremos no nível de colocarmos o corpo e a mente em níveis apreensivos do tipo: Estou bem assim? Este treino me faz bem? Esta dor é normal? O cansaço que me faz dormir horas para me sentir bem, está normal? Quando compito, tenho lesões e dores que não passam rápido? Duram dois ou mais dias? Duram até duas semanas? Tenho que parar os treinos para que elas irem embora? Você alguma vez desmaiou em treinos e ou provas? Tentou continuar na prova ou treino e viu que não reunia condições, sem ao menos o tempo estar mais quente do que o normal?

Não que você deva sentir dores, cansaços demasiados, mas sim, sentir que se solicitou e, acima de tudo, sentir que evolui dentro do programa, e nunca antes dos três meses de treinos, sob o risco de adentrar o Over Training.

A cada quatro semanas é possível sentir-se melhor em planos de treinamentos novos. Por isso, antes das primeiras duas ou três semanas, nem sempre nos sentimos bem com treinos novos. É necessário esperar um pouco mais e depois acelerar em mais treinos diversificados e avançados.

A corrida básica do corredor que vai competir deve ser uma corrida ainda equilibrada, porém, com um nível de solicitação que o faça pensar que está se esforçando bastante e deve ter a certeza de que terá condições de evoluir dali para frente.

Respostas

Costumeiramente ou em períodos determinados sinto que estou com:

– Dores
– Exaustão
– Desânimo
– Irritado
– Ansioso pela corrida em grupo
– Feliz pela corrida em grupo
– Irritado pela corrida em grupo
– Desanimado pela corrida em Grupo

– Feliz pela corrida solitária
– Irritado pela corrida solitária
– Desanimado pela corrida solitária
– Você precisa, sempre, de muito mais treinos do que lhe é passado?
– Você treina o suficiente em sua sessão de treinos?
– Durante a sua corrida de rotina, ritmo médio, sente que fica ofegante, é comum e dura o treino todo?
– Durante a sua corrida de rotina, ritmo médio, sente que não fica muito ofegante, e dura o treino todo?
– Durante a sua corrida de rotina, ritmo médio, sente que fica ofegante e isso aumenta na medida em que avança no tempo de treino previsto?

Então, antes de sair para um treino ou uma sessão de corrida para melhorar a sua saúde, pense em você como um todo. Pense se está apropriadamente preparado para gastar um bombom de chocolate ou a sua refeição de metade do dia.