Melhores (e piores) frases para se ouvir na prova

Atualizado em 20 de setembro de 2016

Assim como em esportes coletivos, contar com o apoio e frases de incentivo do público durante uma corrida pode fazer toda a diferença no resultado, principalmente em uma prova longa. Nada mais motivador do que ouvir aplausos e palavras de incentivo após muitos quilômetros percorridos. Mas apesar da boa intenção, alguns espectadores acabam errando feio no quesito motivação, deixando alguns corredores irritados ou desestimulados.

Abaixo, separamos algumas frases e atitudes positivas que costumam ser ditas ou feitas pelos espectadores, e outras que devem ser evitadas se a intenção for mesmo incentivar um corredor.

Boas maneiras de se motivar um atleta

Aplausos
Não tem nada mais gratificante do que ver várias pessoas desconhecidas te aplaudindo. Só de pensar que elas admiram de alguma maneira o que você está fazendo já é suficiente para dar forças para continuar a correr. E quando as palmas vêm acompanhadas de assobios, a animação é ainda maior.

Cartazes com frases engraçadas
No Brasil, ainda não é tão recorrente, mas em provas grandes lá fora é bem comum ver pessoas segurando cartazes com dizeres divertidos que sempre arrancam um sorriso do atleta. Algumas frases já vistas em provas são: “In our minds, you’re all Kenyans” (“Em nossas mentes, vocês são todos quenianos”); “That’s not sweat, it’s your fat cells crying” (“Isso não é suor, são suas células de gordura chorando”); “I farted. So run faster” (“Eu peidei. Então, corra mais rápido”).

cartaz engraçado prova

Incentivos direcionados a um atleta
Se uma salva de palmas já é suficiente para empolgar um corredor, imagine quando este ouve um desconhecido gritando pelo seu nome? É ainda mais motivador saber que aquela frase de incentivo foi direcionada somente a você, seja por ter falado o seu nome, número do peito ou até mesmo algum detalhe da sua roupa.

Conselhos positivos
Quando o espectador entende de corrida, uma simples instrução, como “levanta a cabeça” ou “arruma a postura”, pode contribuir muito para melhorar a performance do atleta. Dependendo da distância já percorrida, o corredor pode estar já cansado e desatento a esses detalhes posturais que fazem toda a diferença em uma prova.

Interação
Muitos espectadores costumam esticar suas mãos em direção aos atletas para cumprimentá-los, fazendo o famoso “hi-five”, que é o gesto de bater uma mão na outra. Só não vale atrapalhar a passagem do corredor ou tentar segurar sua mão.

hi-five na prova

 

Frases e atitudes a serem evitadas

Relembrar o corredor o quanto ele deve percorrer
Para muitos corredores, não tem nada mais irritante do que quando alguém tenta avisar quantos quilômetros de prova ainda faltam percorrer. Principalmente em provas longas, a maioria dos atletas tenta se distrair com músicas, conversas ou seus próprios pensamentos para não pensar na contagem dos quilômetros. Se eles quiserem saber a distância percorrida, vão olhar para seus relógios ou aplicativos ou procurar as placas das provas.

Dizer que falta pouco quando a prova ainda está na metade
Quem nunca passou pela situação de estar lá pelo km 18 de uma prova de 21 km e ter que ouvir a frase “falta pouco”? Só mesmo quem correu até ali pra saber que essa distância final pode ser a pior e mais sofrida, pois o corpo e a mente já estão cansados e sobrecarregados.

Falar para correr mais rápido
Pode parecer uma ótima forma de incentivo, mas gritar “acelera” para um corredor pode ser extremamente frustrante, principalmente se a pessoa já estiver sem forças para dar aquele sprint final.

Oferecer comidas ou bebidas não apropriadas
Em provas longas, como maratonas e ultramaratonas, é comum os atletas consumirem outras coisas além de água, isotônico e gel de carboidrato. Cada corredor tem a sua preferência, que pode ir de frutas e castanhas a um copo de refrigerante. Isso não quer dizer, contudo, que qualquer alimento vai beneficiar o esportista. A ingestão não programada de alguma comida ou bebida pode prejudicar dias e dias de preparação.

Dar falsas informações
Durante uma longa e exaustiva subida, alguém grita para o corredor não desistir, como se partir dali seria só alegria, com um percurso plano e tranquilo. O atleta, então, acelera o passo, mas alguns quilômetros depois se depara com outro aclive. Isso acaba afetando o psicológico do corredor e, consequentemente, prejudicando sua performance.