Meia de Lisboa: Farah bate recorde europeu

Atualizado em 05 de agosto de 2016

O aniversário de Bodas de Prata da Meia-Maratona de Lisboa, que rolou neste domingo (22 de março) não bateu recorde apenas pelo número de inscritos na prova, como você já havia lido na O2 Por Minuto. Mo Farah, corredor britânico que disputou a competição e manteve seu favoritismo ao título chegando em primeiro lugar, também bateu recorde: ele completou o percurso em 59min32s, novo recorde da Europa para a distância.

O recorde anterior era de 59min52s, que pertencia ao espanhol Fabian Roncero desde abril de 2001. Muito feliz com o seu novo feito, o campeão olímpico e do mundo dos 5.000 e 10.000 metros comemorou a marca com os seus fãs na sua página pessoal do Facebook dizendo: “Hoje o dia foi incrível. Consegui bater o recorde europeu de uma meia-maratona e estou muito feliz. Obrigado a todos! #59,32.”

A vitória teve um gostinho ainda mais especial porque Farah completou, nesta segunda-feira (23 de março), 32 anos. A comemoração teve direito, até, a bolo com imagem do corredor cruzando a linha de chegada da Meia de Lisboa.

Mas a disputa não foi fácil. Farah foi acompanhado de perto pelo segundo colocado, o queniano Micah Kemboi Kogo, que completou os 21 km apenas um segundo atrás do campeão, com o tempo de 59min33s. O também queniano, Stephen Kosgei Kibet, completou o pódio com o tempo de 59min58s.

No feminino, a vencedora foi a queniana Rose Chelimo, que completou a prova em 1h08min22s.