Medalhas das Olimpíadas de Tóquio 2020Foto: Medalhas das Olimpíadas de Tóquio 2020

Olimpíada de Tóquio terá medalhas feitas com material reciclável de celulares

Atualizado em 27 de agosto de 2019
Mais em Notícias

Tóquio, no Japão, apresentou 5 mil medalhas recicladas que serão usadas nos Jogos Olímpicos de 2020. Os objetos foram produzidos a partir de 32 kg de ouro retirados de celulares doados por mais de 90% das cidades japonesas em campanhas de reciclagem.

A fim de torná-las mais parecidas com pedras polidas, os organizadores recuperaram também 3,5 toneladas de prata e 2,2 toneladas de bronze para produzir as medalhas olímpicas e paralímpicas.

Design das medalhas

A parte frontal da medalha foi elaborada com um desenho tradicional japonês que mostra a deusa grega da vitória, Nice, junto ao estádio Panathinaikos, em Atenas. Já no verso, foi gravada a frase “Tóquio 2020”, uma miríade de círculos que representa o numeral grego 10 mil e os tradicionais anéis olímpicos.

Segundo os organizadores, o design simboliza a diversidade e o mundo em que as pessoas competem em esportes e se esforçam no trabalho para serem honradas.

Tecnologia e sustentabilidade

Quatro tipos de robôs operarão nos locais dos jogos para capturar vídeo e áudio para pessoas que não podem assistir aos jogos, além de coletar dados, discos e outros objetos usados no atletismo.

Robôs das mascotes japonesas Miraitowa e Someity também estarão presentes para acenar, apertar as mãos e saudar os visitantes.

Fora isso, telhados e arquibancadas dos ginásios foram construídos com madeira de reflorestamento. Os uniformes dos funcionários e o pódio foram feitos com plástico reciclável retirado de 45 toneladas de lixo no mar.

Desta forma, Tóquio planeja virar uma cidade de modelo sustentável e usará as olimpíadas para alavancar o crescimento econômico e as iniciativas ecológicas do país.