Maratona: quebra de recorde aos 92 anos

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Ao cruzar a linha de chegada da  Rock’n’Roll Marathon, que aconteceu no domingo (31 de maio) em San Diego, na Califórnia (EUA), com o tempo de 7h24min36s, a norte-americana Harriette Thompson tornou-se a mulher mais velha do mundo a completar uma maratona. A corredora, que tem 92 anos e 65 dias, superou o recorde anterior de Gladys Burril, que completou em 2010 a  Maratona de Honolulu  com 92 anos e 19 dias.

Após enfrentar duas vezes um câncer de boca, Harriette passou a participar de corridas para arrecadar dinheiro para a Leukemia & Lymphoma Society (sociedade para assistência a portadores de leucemia e linfomas). Estima-se que desde que começou a correr, aos 76 anos, ela já tenha conseguido levantar mais de US$ 90.000 para a causa.

Antes da maratona de domingo, a corredora disse que não sabia se conseguiria completar o percurso, pois achava não estar preparada. No último ano, ela precisou cuidar de seu marido, que faleceu de câncer em janeiro, além de tratar uma infecção na perna.

A maratonista e ex-pianista profissional não sabe se vai encarar uma maratona mais uma vez – porém ela disse o mesmo após suas últimas provas. É possível, portanto, que a vejamos bater um novo recorde no ano que vem.