Maratona de Nova York anuncia sorteados para 50ª edição

Atualizado em 26 de fevereiro de 2020
Mais em Notícias

A organização da Maratona de Nova York anunciou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, os corredores sorteados para participar da prova que celebra sua 50ª edição em 2020 e está marcada para o dia 1º de novembro.

Os sorteados devem ser notificados por e-mail até às 23h59 – no horário de Nova York – de 26 de fevereiro ou podem conferir pelo site da organização, New York Road Runners (NYRR), o status de sua aplicação através de seu login com senha.

Assim como em outras grandes maratonas do mundo, Nova York utiliza um sistema de sorteio para definir seus inscritos, já que há mais interessados do que vagas. A participação no sorteio é gratuita, mas o custo de inscrição da prova é cobrado automaticamente dos sorteados. Para não residentes dos Estados Unidos, o valor foi de 358 dólares.

Anualmente, mais de 100 mil pessoas se candidatam a uma vaga na Maratona de Nova York (ano passado foram 117 mil), que conta com pouco mais de 50 mil atletas. Desses, a maioria é selecionada através deste sorteio.

É possível garantir participação da prova, no entanto, também através de índice classificatório, da compra de pacotes turísticos ou da doação para instituições de caridade parceiras da prova.

Para este ano, a organização da Maratona de Nova York também abriu previamente uma primeira fase de inscrições nos dois dias (50 horas) seguintes à edição de 2019, com apenas 50 vagas – quase 80 mil se inscreveram. Os atletas que tentaram garantir a vaga neste sistema e não conseguiram foram alocados automaticamente para o sorteio.

Na edição de 2019, aproximadamente 50 mil corredores cruzaram a linha de chegada, dos quais 842 eram brasileiros. Geoffrey Kamworor e Joyciline Jepkosgei, ambos quenianos e recordistas mundiais de meia-maratona, venceram a prova. Kamworor completou em 2h08min13s. Jepkosgei, em 2h22min38s.