Maratona de SP: africanos levam os títulos

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Mais uma vez os atletas africanos dominaram o pódio da 19ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, no domingo (6 de outubro). Quarto colocado em 2013, o queniano Stanlei Kipchirchir Koech levou a melhor entre os homens, após cruzar a linha de chegada com o tempo de 2h16m07s. Entre as mulheres, não deu para a campeã do ano passado, Rumokol Elizabeth Chepkanan, do Quênia, que completou a corrida em 2h38min28s, na segunda posição. A vencedora, que duelou a primeira colocação com Rumokol no fim da prova, foi a marroquina Samira Reif (campeã em 2011), que fechou em 2h38m23s.

Apesar da superioridade africana, o Brasil conseguiu lugares no pódio. Na prova feminina, Cruz Nonata da Silva chegou em quarto lugar com o tempo de 2h4206s. No masculino, Edmilson dos Reis Santana obteve também a quarta colocação, ao cravar 2h19min14s.

Desde o início, os quenianos Stanlei Koech, Paul Kimutai, o etíope Dereje Abera e o brasileiro Giovane dos Santos ficaram no pelotão da frente. Eles mantinham uma disputa acirrada até a etapa final da prova, quando o brasileiro ficou para trás e Koech disparou para a vitória a menos de 2 km da linha de chegada. Em segundo chegou Paul Kimutai, Djere Abera em terceiro e em quarto o mineiro Edmilson dos Reis.

Entre as mulheres a corrida foi ainda mais disputada. Vencedora em 2012 e principal favorita, Rumokol Elizabeth Chepkanan era líder da corrida até os últimos 700 metros. Ela foi ultrapassada por Samira Reif, após uma arrancada na reta final. A queniana retomou o primeiro lugar, mas o gás da marroquina foi ainda maior e, após um sprint nos últimos 200 m, cruzou a linha de chegada à frente. Completaram o pódio feminino a etíope Zehara Kedir, em terceiro, seguida pela brasileira Cruz Nonata, e da queniana Consolata Cheroti.